Política

Justiça suspende pesquisa divulgada sobre disputa eleitoral em Niterói

Candidato do Psol alega que houve fraude no produção do levantamento. Fotos: Divulgação

A Justiça eleitoral determinou, nesta terça-feira (10), a suspensão de divulgação da pesquisa eleitoral de registro 03312/2020 entre candidatos à Prefeitura de Niterói, divulgada pelo Plantão Enfoco no último domingo (8). Pela determinação, de caráter liminar, a empresa responsável pela produção do levantamento, D' Arte Promoções e Eventos, deverá apresentar os dados relativos à pesquisa no prazo de até dois dias para análise jurídica.

"Defiro a tutela de urgência para determinar a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa registrada sob o nº RJ - 03312/2020, por qualquer meio e por todos os representados"

juiz Alexandre Eduardo Scisínio

A medida acontece a partir de uma representação feita pelo candidato Flávio Serafini do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) que acusa fraude no processo de realização da pesquisa.

Debate

Debate abordou iniciativas para o comércio. Foto: Divulgação

Com exceção de Axel Grael (PDT), oito candidatos a prefeito participaram do debate na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, a CDL, na manhã desta terça (10). O encontro teve como tema principal propostas para o setor de comércio e serviços da cidade.

No encontro, Allan Lyra (PTC), Deuler da Rocha (PSL), Felipe Peixoto (PSD), Flávio Serafini (PSOL), Juliana Benício (Novo), Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) tiveram a oportunidade de abordar assuntos para melhorias e fiscalização no setor de Comércio e Serviços, Segurança Pública, inovação do Varejo e a questão da Mobilidade.

Assim como na última quinta (5) durante debate na OAB Niterói, a conversa desta terça (10) na CDL foi morna e sem perguntas entre os oponentes. Novamente, a ausência do candidato de situação foi motivo de insatisfação entre os prefeitáveis presentes.

Corrida eleitoral

O candidato Axel Grael (PDT), ausente no debate, aproveitou o dia para informar que vai reurbanizar a Alameda São Boaventura e implantar um terminal de integração no Caramujo, na Zona Norte. A proposta foi anunciada por Grael durante uma conversa com moradores do bairro. Ao longo da terça-feira (10), Grael fez caminhadas pelo Fonseca, Icaraí e Largo da Batalha, esta última ao lado do prefeito Rodrigo Neves.

"Avançamos muito na mobilidade de Niterói nos últimos anos, principalmente com a construção do túnel Charitas-Cafubá. Nossa atenção agora está na requalificação da Alameda, que terá uma ciclovia de ponta a ponta, fiação subterrânea e novo calçamento para os pedestres. A obra vai ter o mesmo padrão urbanístico que fizemos na Marquês do Paraná. A implantação do terminal no Caramujo também vai ser fundamental para organizar o fluxo na Alameda e melhorar o trânsito. Já fizemos muito, mas ainda há muito o que avançar, porque a cidade nunca fica pronta", disse Grael.

No fim da tarde, Grael seguiu para o Largo da Batalha, onde caminhou ao lado do prefeito Rodrigo Neves. Juntos, eles anunciaram a proposta do Grael de ampliar o Niterói Presente para a região, fazendo com que o reforço na segurança alcance toda a cidade.

O candidato Sérgio Perdigão (PSTU) disse durante debate organizado pela CDL de Niterói ser contra a flexibilização do isolamento social promovida na cidade.

“Sou contra a flexibilização do isolamento social promovida por Rodrigo Neves. A pandemia já podia ter sido derrotada se houvesse uma quarentena real com garantia de emprego e renda para defender, inclusive, as pequenas e micro empresas. Muito diferente do que fez o atual prefeito, que seguiu a política de Bolsoanro”, afirmou o candidato.

Deuler da Rocha (PSL) também separou o dia para reforçar o planejamento para melhorar a segurança pública da cidade. À tarde, participou de nova carreata pelas ruas da cidade, saindo da zona sul

"Niterói Presente foi uma evolução e podemos potencializar esse programa. Vamos fazer a 'Niterói Onipresente', que é essa analogia que fazemos quando afirmamos que iremos estender o programa durante as 24 horas do dia. Com qualificação técnica nos bastidores, ampliação de câmeras de segurança. A violência não para às 20h", disse Deuler.

O prefeitável ainda questionou as "propostas surreais que certos candidatos fazem para melhorar a economia da cidade".

"Candidatos a prefeito deveriam fazer um vestibular. Botava na mesa uma fatura, uma promissória, uma duplicata e mandava diferenciar. Quem soubesse distinguir já poderia ser prefeito, pois tem gente que não tem a menor ideia do que se trata. Estamos vendo um bocado de promessas mirabolantes, como redução de alíquota. Não há como fazer nenhuma espécie de favor fiscal no momento econômico que existe. O que pode-se fazer é saber se há uma distorção do valor do imóvel, rever algumas taxas. Qualquer promessa em termos de alíquota que não passe por uma legislação nacional ela é ilusória", finalizou.

Juliana Benício (NOVO) lamentou o fato de, segundo ela, alguns dirigentes da CDL terem trabalhado com cargos comissionados na atual gestão da prefeitura.

"Quero lamentar publicamente o fato de alguns dirigentes desta casa terem participado como comissionados importantes da prefeitura. Penso que os lojistas precisam efetivamente de representatividade e não de despachantes com interesses políticos", disse.

A candidata destacou que vai criar a Secretaria de Atenção ao Cidadão para que os lojistas “não precisem de atravessadores para resolver seus problemas na prefeitura". E completou: "eu sei que essa prática existe por conta de um governo autoritário que os fazem de reféns, mas tenho certeza de que em um futuro próximo vamos rever essas práticas", disse.

Felipe Peixoto (PSD) garantiu que manterá todas as políticas de apoio aos setores adotadas durante a pandemia e confirmou a criação da Agência de Desenvolvimento de Niterói (Agenit), para fomento dos negócios, ideia do vereador Bruno Lessa (DEM), seu vice-prefeito que também esteve presente na CDL e depois visitou a Associação dos Procuradores do Município de Niterói, onde anunciou ações de fortalecimento da classe.

"Reafirmo o nosso compromisso em não deixar as famílias niteroienses desamparadas, mantendo pelo tempo que for preciso as políticas de apoio adotadas na pandemia. Mas vamos além, criando a Agenit para fomentar os negócios oferecendo empréstimos a juros baixos e planejamento e acompanhamento permanente do comércio, indústria e serviços em geral no município com recursos dos royalties. Com este projeto vamos estimular a economia e contribuir com o desenvolvimento humano, a redução da desigualdade social e a erradicação da pobreza. Vamos também promover a modernização administrativa para acabar com a burocracia que prejudica a abertura de novos negócios", disse Felipe.

Flavio Serafini (PSOL) e a vice Josiane Peçanha começaram o dia bem cedo, nos pontos de ônibus próximos ao Plaza Shopping e na Praça do Rink. A tarde se dividiram entre Centro e Zona Norte. Durante os percursos tiveram a companhia das candidatas à vereança e conversaram com pedestres, comerciantes e moradores sobre umas das principais propostas de seu Plano de Governo: o orçamento participativo.

De acordo com o diagnóstico sobre finanças públicas da cidade que consta do Plano de Governo, "a execução orçamentária do município se constitui em um retrato fiel de um modelo de cidade excludente, que se expande segundo os interesses dos grandes empresários principalmente".

Allan Lyra (PTC) disse que teve oportunidade de expor na CDL Niterói pautas de importante conscientização do eleitor para esta reta final de campanha.

“Vamos enxugar a máquina, combater a corrupção, gerar empregos e mudar a realidade do município de Niterói. Contem comigo! Dê um basta na tabelinha entre PT e PDT, a esquerda que assola a cidade há 30 anos, votando em Allan Lyra", contou.

À tarde o candidato panfletou junto a um candidato a vereador na região do Largo do Marrão. E encerrou o dia participando ao vivo do programa do Terça Livre.

Os candidatos Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram demais compromissos de campanha até a publicação da matéria.

< Campanha intensificada na reta final em São Gonçalo Polícia investiga controle na venda de gás por traficantes em Niterói <