Logo Enfoco


    Política

    Medicamento para tratar atrofia muscular espinhal será isento de ICMS

    Publicado 10/12/2020 às 20:05 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Medicamento para tratar atrofia muscular espinhal será isento de ICMS
    |  Foto: Foto: Divulgação
    O medicamento Zolgensma é classificado no código 3002.90.92 da Nomenclatura Comum do Mercosul. Foto: Divulgação

    O medicamento Zolgensma, destinado ao tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), ficará isento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

    É o que define o projeto de lei 3.247/20, do deputado Marcelo Cabeleireiro (DC), que Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (10), em discussão única. A medida será encaminhada para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro.

    A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença neuromuscular caracterizada por degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia.

    A doença é mais comum nas pessoas de pele branca com origem europeia, com uma incidência estimada segundo estudo de 1 em 10.000 nascidos vivos. “Os medicamentos são muito caros. Por isso precisamos isentar esse remédio do ICMS, para baratear o custo para consumidor”, justifica o autor.

    O medicamento Zolgensma é classificado no código 3002.90.92 da Nomenclatura Comum do Mercosul. O valor da isenção do imposto deverá ser descontado do valor do medicamento, estando descrita a dedução na nota fiscal do produto. A medida não exige o estorno de crédito do imposto relativo ao medicamento.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Câmara derruba PL sobre fiscalização de motos em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Covid-19: mapa mostra 75% da população fluminense em bandeira vermelha

    Relacionados em Política