Altruísmo
Prefeito e vice de Cabo Frio cortam 50% dos próprios salários
Além disso, servidores devem ter pagamentos regularizados
O prefeito de Cabo Frio, Serginho Azevedo (PL), e o vice-prefeito Miguel Alencar (União) comunicaram, nesta terça-feira (14), que enquanto a situação financeira da cidade não for normalizada os salários deles próprios sofrerão um corte de 50%. Além disso, informaram que os servidores públicos do município terão os salários de dezembro de 2024 pagos em até 10 parcelas.
Ambos decidiram parcelar os próprios vencimentos de janeiro. O prefeito citou empatia com o cidadão cabofriense e disse saber do "sofrimento" em decorrência dos atrasos. "O parcelamento do salário de dezembro se deve ao desvio de recursos que ocorreu em nossa cidade. Como prefeito, estou me colocando no lugar de cada um de vocês. Por isso, vou parcelar meu salário de janeiro em 10 vezes. E, enquanto não regularizar todos os pagamentos do funcionalismo, abrirei mão de 50% do meu salário a partir de fevereiro", disse Serginho.
Em seguida, foi a vez do vice-prefeito Miguel Alencar fazer um anúncio semelhante. "Com o planejamento necessário, temos plena confiança de que conseguiremos colocar tudo em ordem antes do previsto e antecipar o pagamento do salário de dezembro que, infelizmente, precisou ser parcelado devido à falta de recursos e aos desvios da gestão anterior", declarou.
Rombo financeiro
Há uma semana, Serginho gravou um vídeo decretando estado de calamidade financeira em Cabo Frio. A medida é válida por 180 dias, depois de constatado cenário alarmante nas contas públicas.
O prefeito tem tratativas diretas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que vai auditar as contas do município para investigar possíveis irregularidades. O prefeito atribuiu o "rombo", que ultrapassa o valor de R$ 1,4 bilhão, à antiga gestão de Magdala Furtado (PV).
O ENFOCO não conseguiu localizar a ex-prefeita para comentar as declarações do atual gestor da cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!