Política

Sistema lagunar de Itaipu em debate na Câmara de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Sistema lagunar de Itaipu em debate na Câmara de Niterói
A Audiência será realizada de forma híbrida a partir das 19 horas. Foto: Vitor Soares

A Câmara Municipal de Niterói vai discutir na noite desta terça-feira (28) a demarcação da faixa marginal de proteção da Laguna de Itaipu. A Audiência Pública vai contar com a presença de membros do CLIP (Comitê Lagunar de Itaipu e Piratininga) que vão apresentar o projeto de intervenção no entorno da laguna.

O Comitê aprovou uma verba de aproximadamente R$ 70 mil para empresa especializada fazer o trabalho. Serão 100 marcos e 5 placas de identificação que vão delimitar toda a faixa marginal através de georreferenciamento. Hoje, a legislação fala sobre uma área de, no mínimo, trinta metros que deve ser preservada.

Para o vereador Daniel Marques (DEM), idealizador da audiência, o encontro será uma ótima oportunidade para debater com a população e membros do CLIP essa aguardada demarcação.

"Que bom que finalmente isso será feito. A proteção do entorno do nosso sistema lagunar é muito importante. Essa demarcação vai nos mostrar até onde será permitida edificar. Ainda existe muita vida por ali, preservando o habitat existirá muito mais", comenta o vereador.

Foram convidados, além do CLIP, o prefeito Axel Grael, os secretários de meio ambiente e urbanismo, a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, a OAB/Niterói, o INEA, além dos demais vereadores.

A Audiência será realizada de forma híbrida a partir das 19 horas. A população pode acompanhar pela internet, através das redes sociais da Câmara, ou no próprio plenário da Casa, respeitando o distanciamento e as orientações de saúde.

< Previsão de pancadas de chuva a partir desta quarta em Maricá e região Clube da Série A deve perder 12 pontos e corre risco de rebaixamento <