Sem acordo
Três Rios fica sem prefeito, e cidade terá nova eleição; entenda o caso
Decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral

O município de Três Rios (RJ) terá uma nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou, nesta terça-feira (1º), a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), reeleito nas Eleições de 2024.
A decisão unânime dos ministros determina a realização do novo pleito independentemente da publicação do acórdão ou de eventuais recursos. O julgamento marcou o encerramento do primeiro semestre forense de 2025.
O TSE ratificou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que indeferiu o registro de candidatura de Barbaglio por ato de improbidade administrativa.
Joacir teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referentes à sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Três Rios, em 2019. Embora tenha obtido uma liminar suspendendo a decisão do TCE, a medida foi concedida após o primeiro turno das eleições, o que não foi suficiente para afastar a inelegibilidade.
O relator do caso, ministro André Mendonça, destacou que a situação é semelhante à das eleições em Bandeirantes (SP), em que o TSE reafirmou que a data do primeiro turno é o marco para que a documentação dos candidatos esteja regularizada junto à Justiça Eleitoral.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!