Skip to content

Região

Caipirinha é patrimônio imaterial do estado do Rio

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


30773ce1 0bdb 4ee5 a813 471927fff54c
A caipirinha foi declarada patrimônio imaterial do estado do Rio. Foto: Sebrae



A caipirinha foi declarada, nesta quinta-feira (24), patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento do famoso coquetel de cachaça foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, após sanção do governador Wilson Witzel (PSC).



A proposta de tornar a caipirinha patrimônio imaterial partiu do deputado estadual Paulo Ramos (PDT), no Projeto de Lei 4334 de 2018, ano em que o drinque completou 100 anos.



Composta de limão, cachaça, gelo e açúcar, a caipirinha é chamada ainda de “bebida-símbolo do Brasil” no texto sancionado pelo governador.



Apesar de ter se tornado patrimônio imaterial fluminense, a caipirinha é uma bebida de origem paulista, criada na região de Piracicaba, no Século 19, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo. Somente no Século 20 o coquetel chegou ao Rio de Janeiro.



Já o Instituto Brasileiro da Cachaça aponta que a invenção da bebida foi no Século 20, também no interior de São Paulo, 1918. Sua difusão pelo país teria ocorrido a partir da Semana de Arte Moderna, de 1922, com a popularidade que o drinque ganhou entre os artistas.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

São Gonçalo

Morte por afogamento em São Gonçalo: o que se sabe sobre lagoa artificial em pedreira

Esportes

Olho no apito! CBF escolhe árbitro para decisão entre Vasco e Palmeiras em São Januário

Segurança Pública

Acusados de tráfico são presos em comunidade de Niterói

Policiais civis participam de operação contra fraudes bancárias e invasões de sistemas em Jacarepaguá, no Rio.
Segurança Pública

Polícia Civil faz operação contra fraudes bancárias em Jacarepaguá