Skip to content

Região

Niterói oferece testes rápidos de sífilis neste sábado

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


sifilis
Os testes serão feitos durante o dia D de vacinação na cidade. Foto: Divulgação



O terceiro sábado de outubro (19), marca a realização do Dia Nacional de Combate à Sífilis. As unidades de Saúde da Atenção Básica, que estarão abertas de 8h às 17h para o dia D de vacinação contra o sarampo, também irão realizar uma ampla campanha de prevenção com a oferta de testagem rápida para sífilis. Além disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribuirá materiais educativos sobre a doença.



Nos últimos anos, houve a descentralização dos testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis para todas as unidades de saúde da rede básica de Niterói, tanto para a população geral, quanto no protocolo do pré-natal, ampliando os diagnósticos e o tratamento.



“Em 2014 foram feitos 2.995 testes rápidos para sífilis, passando para mais de 18.000 em 2018, um aumento de 500%. Além disso, o tratamento adequado às gestantes diagnosticadas, a aplicação de penicilina benzatina em todas as unidades da rede básica e mudança no critério de definição de casos de sífilis congênita ocorrida em 2017 pelo Ministério da Saúde são outros fatores importantes no combate à doença”, informa a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos .



De acordo com os dados da FMS, em Niterói, de 2015 a 2018, houve uma redução na taxa de incidência da sífilis congênita, que foi 23,37 casos/1.000 nascidos vivos em 2015, 22 casos/1.000 nascidos vivos em 2016, 18 casos/1.000 nascidos vivos em 2017, e 16,09 casos/1.000 nascidos vivos em 2018.



A cidade vem observando queda gradual dos casos de sífilis congênita, o que demonstra que a estratégia de prevenção vem funcionando nos últimos anos, principalmente no pré-natal. O município segue todo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde para detecção, notificação e tratamento.



A assessora técnica municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), Márcia Santana, destaca que os profissionais de Niterói são capacitados regularmente para atuarem na identificação dos casos de sífilis durante a gestação, diagnóstico precoce, tratamento adequado durante a gravidez, notificação dos casos e consequente prevenção da sífilis congênita.



Panorama Nacional



No Brasil, nos últimos cinco anos, de acordo com o Boletim de Sífilis de 2017 do Ministério da Saúde (MS), foi observado um aumento constante no número de casos da doença em gestantes, sífilis congênita e adquirida.



Para prevenir a transmissão vertical da doença, o Governo Federal elaborou a Agenda de Ações Estratégicas para Redução da Sífilis Congênita no Brasil, implantando em outubro daquele ano, como parte da ação, o Projeto Resposta Rápida à Sífilis (2018-2021), e Niterói é um dos municípios incluídos nessa estratégia de combate à enfermidade. Nesse sentido,



Em Niterói, o panorama é semelhante no Estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência de sífilis congênita em Niterói foi 23,37 casos para mil nascidos vivos em 2015; 22/1000, em 2016; 18/1000, em 2017; e 16,09/1000, em 2018.



A queda na taxa ao longo desses anos pode ser atribuída ao aumento na oferta de teste rápido de sífilis nos serviços de saúde do município e ao comprometimento dos profissionais envolvidos no enfrentamento da sífilis congênita no pré-natal.



Programação



Na terceira semana de outubro, de 14 a 18 deste mês, foram intensificadas as atividades educativas e a oferta de testagem para sífilis em todas as unidades da rede pública municipal de saúde do município.



E ainda dando prosseguimento à programação será realizado o 9º Encontro Municipal Sobre Sífilis, reunindo profissionais da rede de saúde no próximo dia 23, quarta-feira, de 13h às 17h no Auditório João Sampaio, localizado no prédio do Terminal Rodoviário Governador Roberto Silveira (Rodoviária de Niterói), situado à Praça Fonseca Ramos, s/nº, sobreloja, Centro. O tema será: “Sífilis Congênita: mudanças, avanços e enfrentamentos”.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Serra de Petrópolis terá interdição no sentido Rio na madrugada de quinta (5)
Região Serrana

Serra de Petrópolis terá interdição no sentido Rio na madrugada de quinta (5)

Comerciante é condenado a 38 anos por feminicídio e ocultação de cadáver no Rio
Segurança Pública

Comerciante é condenado a 38 anos por feminicídio e ocultação de cadáver no Rio

Marvio Ciribelli prepara noite musical em homenagem a Sérgio Mendes em Niterói
Entretenimento

Marvio Ciribelli prepara noite musical em homenagem a Sérgio Mendes em Niterói

Lula passa por exames médicos meses após cirurgia para retirar câncer de pele
Brasil & Mundo

Lula passa por exames médicos meses após cirurgia para retirar câncer de pele