Pelo segundo ano consecutivo, a Viradouro promove na Cidade do Samba, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Pela primeira vez, colaboradores das demais escolas que integram o Grupo Especial estão convidados a participar.
A programação da SIPAT começa nesta terça (25) e seguem até quinta-feira (27), com a presença de especialistas em diversas áreas como palestrantes.
Na abertura, o tema será Segurança da Indústria, com palestras de Rubens Gomes, engenheiro de Segurança da Petrobras, e de Itamar Santana, engenheiro e coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, ambos da Petrobras.
Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, Ginástica Laboral, Técnicas e Ferramentas de Redução de Impactos Socioambientais em Ambientes Culturais serão alguns dos outros temas que serão abordados, com atividades restritas ao barracão da Viradouro e voltadas somente aos colaboradores da agremiação.
O dia de encerramento, na quinta (27), com Treinamento de Combate a Incêndio, vai reunir, além dos profissionais da Viradouro, representantes das demais escolas do Grupo Especial.
A parte teórica será no auditório da Liga Independente das Escolas de Samba, enquanto a parte prática será no pátio da Cidade do Samba, tendo como instrutor o tenente Luciano Dias Seabra, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Alessandro Malta, técnico em Segurança do Trabalho da Viradouro, destaca a importância da participação das demais escolas do Especial nesta edição do SIPAT.
“É de extrema importância o compartilhamento de conhecimento e de experiências. O envolvimento de todas as agremiações é visto pela direção da Liesa e da Viradouro como mais um importante passo para tornar o processo de produção dos desfiles cada vez mais seguro para todos os trabalhadores da Cidade do Samba”, afirma Malta.
Programação
Dia 25 (terça-feira)
10h – Palestra: Segurança na Indústria – Palestrantes: Rubens Gomes – Engenheiro de Segurança da Petrobras e Itamar Santana – Engenheiro e Coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras
13h30 – Palestra: Saúde Mental no Ambiente de Trabalho – Palestrante: Luísa Sabino – Psicóloga do Trabalho
15h – Palestra: Técnicas e Ferramentas de Redução de Impactos socioambientais em Ambientes Culturais – Palestrante: Márcia Mendes Rosa, Bióloga, e Doutorado em Ciências Ambientais / UERJ
Dia 26 (quarta-feira)
9h – Ginástica Laboral – Instrutor: Eduardo Nunes – Professor de Educação Física – Pós Graduação em Fisiologia e Treinamento Esportivo.
10h – Palestra: Motivação e Disciplina no Ambiente de Trabalho – Palestrantes: Carlos Eduardo Falcão – Gestor de RH e Alex Sandro Pereira da Silva – Gestor de Logística e Especialização em Gestão de Pessoas e Conflitos
13h – Treinamento Primeiros Socorros – Instrutores: Equipe do Hospital Geral do Andaraí
Dia 27 (quinta-feira)
9h às 12h – Treinamento de Combate a Incêndio, parte teórica – Instrutor: Luciano Dias Seabra – Tenente do CBMERJ com Especialização em Segurança do Trabalho – auditório da LIESA.
13h às 15h30 – parte prática – pátio da Cidade do Samba.