Skip to content

Niterói

ENFOCO adianta tudo sobre a nova área de lazer de Niterói; confira

Tiago Souza | Publicado em:

Lucas Alvarenga



Já está tudo preparado para a inauguração do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, na Região Oceânica de Niterói, marcado para este sábado (21), a partir de 10h. Trilha, mirante, exposições técnico-científicas, bikes, jardins filtrantes estão no rol de atrações abertas ao público.

Além de ser um marco em sustentabilidade, o parque promove inclusão social e oferece uma série de equipamentos para o lazer, cultura, esporte e convivência.

ENFOCO conferiu as instalações do Centro Ecocultural Sueli Pontes, nesta sexta (20), em visita guiada ao lado de influenciadores digitais. Veja galeria de fotos abaixo.

O parque, que se estende por 680 mil metros quadrados, vai muito além de um local de recreação. Com trilha que leva diretamente à Lagoa de Piratininga, os visitantes poderão caminhar entre a vegetação nativa, observando a fauna local, como patos e jacarés, e aproveitar o pôr do sol em um cenário natural deslumbrante. 



De cara para o Pão de Açúcar

Entre os principais destaques do parque está a ciclovia de aproximadamente 10 quilômetros, que margeia a lagoa e oferece uma vista impressionante do ecossistema recuperado.

Ao final da ciclovia, os visitantes encontrarão o Centro Ecocultural, também conhecido como eco POP, voltado para educação ambiental e exposições técnico-científicas. A estrutura, localizada em um ponto com vista privilegiada para o Pão de Açúcar, oferece uma experiência educativa com foco na sustentabilidade.



Outro atrativo do parque é o mirante de 9 metros de altura, que proporciona uma vista panorâmica de toda a região. Além disso, os píeres de contemplação, distribuídos ao longo da lagoa, permitem que os visitantes se conectem ainda mais com o ambiente natural.

Jardins filtrantes



A sustentabilidade é um pilar fundamental do projeto. Os jardins filtrantes, uma inovação baseada na natureza, desempenham um papel essencial na preservação da Lagoa de Piratininga, filtrando as impurezas das águas pluviais e das bacias hidrográficas dos rios Cafubá, Arrozal e Jacaré. Esse sistema devolve água limpa à lagoa sem o uso de agentes químicos, ajudando a evitar o assoreamento e a redução de poluentes no sistema lagunar.

Aberto ao público

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis estará aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 18h, oferecendo uma nova opção de lazer sustentável e inclusivo para os moradores e visitantes de Niterói.

“O Parque Orla é a garantia que a gente vai ter da lagoa cuidada, como uma lagoa urbana. Porque hoje a lagoa não tem mais como ter a dinâmica que tinha originalmente, mas ela será administrada, gerenciada pela prefeitura para que ela se mantenha com a beleza que tem, com o ecossistema que tem, com o potencial que ela tem para atividades recreativas, de lazer, de contemplação”, disse o prefeito Axel Grael (PDT).

Tiago Souza

Atuante no jornalismo desde 2014, acumulando experiências em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e portais de notícias. Possui facilidade para escrever em diferentes editorias, com destaque para pautas policiais e factuais no hard news. LinkdIn: @tiago-souza-21b29919a/

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Esportes

Ancelotti faz convocação para amistosos da seleção brasileira em novembro

Patrick Stewart morre aos 86 anos
Brasil & Mundo

Morre Patrick Stewart, o Professor Xavier dos X-Men, aos 86 anos

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera