Skip to content

Rio

Reconhecimento facial ajuda em 500 prisões no Carnaval

Redação | Publicado em:

Divulgação / PMERJ


A marca de 500 prisões realizadas com auxílio do sistema de reconhecimento facial foi alcançada pela Polícia Militar nesta terça-feira (4), durante o Carnaval, nas proximidades do Sambódromo do Rio. O homem preso tinha mandado de prisão expedido pela Justiça pelo crime de roubo e foi localizado por policiais do 4° BPM (São Cristóvão).

O sistema, implantado em dezembro de 2024, integra o planejamento especial de segurança para o Carnaval 2025, coordenado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar. Desde sexta-feira (28), o equipamento identificou doze pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo cinco na região central da cidade.

O monitoramento é feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que acompanha imagens de câmeras espalhadas por áreas de desfile, blocos de rua, praias, pontos turísticos, rodovias e estações de transporte. As câmeras estão interligadas a mais de 260 mil dispositivos em todo o estado, incluindo softwares de reconhecimento facial e leitura de placas.

Além das câmeras em vias públicas, o sistema conta com 13 mil câmeras corporais portáteis usadas por policiais, além de equipamentos instalados em helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). Centros de comando e controle também foram instalados em batalhões de áreas estratégicas, como São Cristóvão, Copacabana, Maré, Leblon e Irajá.

Carros-comando da Polícia Militar auxiliam na recepção de imagens em tempo real. O CICC Móvel está posicionado na área do Sambódromo, enquanto outros dois veículos estão localizados na Avenida Intendente Magalhães, na Zona Norte, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Mega-Sena não tem vencedor e prêmio acumula
Brasil & Mundo

Mega-Sena fica sem ganhador e prêmio sobe para R$ 6 milhões

Curiosidades

Raia gigante fica presa em rede e mobiliza pescadores em Arraial do Cabo; vídeo

Segurança Pública

Operação prende quadrilha que aplicava golpes em idosos em Itaboraí e São Gonçalo

Imóvel veio abaixo por volta das 4h desta sexta-feira (30), na comunidade do Caniçal, em Piratininga. Morador ouviu um estalo e conseguiu sair a tempo; familiares também escaparam após perceberem novos sinais de desabamento.
Niterói

Casa desaba durante a madrugada em Niterói e morador escapa segundos antes da queda