Skip to content

Segurança Pública

Quadrilha do golpe do empréstimo a idosos na mira da polícia em SG

Redação | Publicado em:

Lucas Alvarenga

 





image


generate image?eliteImageId=53814&web=true&timestamp=1680037267818




align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen








left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Cerca de 20 pessoas, a maioria mulheres, foram detidas pela Polícia Civil em três salas do 7º andar de um grande prédio comercial no Alcântara, em São Gonçalo, nesta terça-feira (28), como parte da Operação Anziano (idoso em italiano). Elas são acusadas de praticar empréstimos fraudulentos contra aposentados e pensionistas em todo o país. Um dos detidos estava até com tornozeleira eletrônica e respondia pelo crime de assalto à mão armada. 

Os criminosos contraíam empréstimos nos nomes dos aposentados e não repassavam os valores totais. Em alguns golpes, era repassado apenas 10% do valor do empréstimo para a vítima e o restante ficava com os bandidos, no entanto quem pagava as taxas era a vítima. O contato com as vítimas era feito por telefone, e os alvos eram pessoas isoladas e com pouca instrução, segundo a Polícia Civil. 

As investigações foram feitas por policiais da 74ª DP (Alcântara) com apoio de outras delegacias da região, como a 78ª DP (Fonseca). 

“Nós já vínhamos tendo notícias de várias pessoas lesadas em São Gonçalo com esses empréstimos consignados, com renegociações de dívidas bancárias e, através de diligências e apurações, verificamos o funcionamento de uma central dessa aqui. Inicialmente, tivemos uma informação de quatro salas utilizadas e, com o levantamento de endereços externos e residências de pessoas supostamente proprietárias desse esquema e de posse de sete mandados de busca, adentramos aqui e pegamos um vasto material relacionado a essas fraudes, computadores, celulares, aparelhos eletrônicos e são 20 detidos até o momento. Vamos avaliar esse material, mas inicialmente serão presos por associação criminosa e estelionato eletrônico”, explicou o delegado titular da 74ª DP (Alcântara), Luis Maurício Armond Campos. 

Os mandados de busca e apreensão expedidos foram cumpridos. Em quadros brancos expostos nas salas, era possível ver que havia uma meta dos golpistas de roubar R$ 500 mil por vendedor.

“Eles estavam correndo para bater essa meta e já tinha um acumulado de R$ 235 mil e já vimos fotos de outra comemorações deles batendo as metas. É um esquema complicado. Uma pessoa que eu soube que foi vítima deles tinha Mal de Parkinson. Então tinha dificuldade de mexer no celular e falar no telefone e eles se aproveitavam disso. Eles tinham como alvo pessoas hipossuficientes”, explicou o titular da delegacia do Alcântara.

Não foram informados pela polícia o número de vítimas e nem o quantitativo estimado total de valores fraudados pelos criminosos, pois as investigações ainda estão em curso, inclusive a localização de outros envolvidos no crime. 

 









Acusados de falso empréstimo são detidos em São Gonçalo (#1)
Título: Acusados de falso empréstimo são detidos em São Gonçalo
Descrição: Acusados de falso empréstimo são detidos em São Gonçalo





align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen








left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



 

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Zagueiro do Vasco, Robert Renan sofre acidente de carro no Rio
Esportes

Robert Renan, do Vasco, sofre acidente de carro no Rio

TSE nega acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL
Brasil & Mundo

TSE diz que é falsa a acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL de sala-cofre

Niterói

Estado ameaça romper contrato com empresa após atraso de salários de funcionários em Niterói

Entretenimento

Gilberto Gil vai embalar a festa dos 453 anos de Niterói