Cidades

Horário reduzido e rodízio marcam início das aulas em Niterói e SG

Imagem ilustrativa da imagem Horário reduzido e rodízio marcam início das aulas em Niterói e SG
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Alunos estavam ansiosos para o retorno às salas de aula. Foto: Karina Cruz

Após o início da vacinação, principalmente em crianças no início do mês, unidades da rede municipal de Niterói e São Gonçalo retomaram as atividades nesta segunda-feira (7).  

Em São Gonçalo, o retorno foi realizado no modelo híbrido, com turmas divididas: 50% cada dia, com horário reduzido. A previsão para o retorno do ano letivo com 100% da capacidade de alunos com aulas presenciais pode acontecer somente no mês de março, mas ainda não há data definida, de acordo com a administração municipal.

Em Niterói, a Educação Infantil retornou com crianças de 3 a 5 anos, mas com rodízio e em horário parcial, devido à necessidade de acolhimento e inserção das crianças ao convívio escolar. 

Alguns alunos esperavam o grande momento de encontrar os amigos, conhecer os professores e se adaptar à nova rotina escolar, como foi o caso do pequeno João Marcos da Silva, de 4 anos, que estuda na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalina de Araújo Costa, no Barreto, na Zona Norte de Niterói. 

“Hoje vou conhecer os meus amiguinhos e professora. Quero estudar para quando crescer ser forte e virar um policial”, projetou o menino.

Segundo a UMEI, nesta segunda-feira (7) os responsáveis foram orientados a comparecerem na escola dentro do turno da sua criança para conhecer e conversar com a professora recebendo todas as informações sobre o retorno. 

A volta para crianças de 0 a 2 anos está programada para o dia 7 de março. Na mesma data, todos os grupos da Educação Infantil e Ensino Fundamental já devem entrar em horário pleno e sem rodízio, de forma presencial. 

Ensino Fundamental e EJA 

O Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, teve retorno presencial, com rodízio diário ou semanal, de acordo com as especificidades de cada unidade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) retorna de maneira integral.  

Tatiane Cavalcante, que faz o EJA na Escola Municipal Altivo César, também no Barreto, aguarda ansiosamente para retornar à sala de aula. 

“Não aguento mais essa rotina de ficar em casa, sempre estou estudando, lendo livros, mas sinto saudade de interagir com o professor em sala de aula. 

De acordo com a prefeitura, para a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino, foi iniciada nesta segunda, a 'Operação Volta às Aulas'. Durante duas semanas, servidores da Prefeitura estarão nas escolas levando orientações sobre segurança no trânsito aos estudantes, seus responsáveis e profissionais da Educação. 

PROTESTO 

Pela manhã, alunos do Colégio Pedro II, da rede federal de ensino no Rio de Janeiro, realizaram protesto em diferentes locais, por conta do retorno das atividades em regime híbrido.

A unidade decidiu na semana passada retomar as atividades escolares neste sistema, mantendo o mesmo modelo praticado até dezembro de 2021.

“Nosso entendimento é que nesse momento da pandemia com o avanço da vacinação da população, mesmo com o aumento do número de casos a gente tem uma diminuição do número de mortes. Algumas instituições científicas, como a Fiocruz, indicaram que numa abertura de atividades em um período pandêmico, a primeira coisa que tem que ser aberta são as escolas e deveria ser 100% presencial”, disse o estudante Mauro Moledo, de 18 anos. 

< Previsão de chuva e frente fria para Niterói, Maricá e São Gonçalo Motociclista morre em grave acidente na Ponte-Rio Niterói <