Cidades

Veja o calendário de vacinação para crianças em Maricá e Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Veja o calendário de vacinação para crianças em Maricá e Niterói
Vacinação de crianças com comorbidades acontece desde a última sexta-feira em Maricá. Foto: Ascom Maricá

A Prefeitura de Maricá está programando o início da imunização para as crianças em geral a partir da próxima segunda-feira (24), após a vacinação dos grupos prioritários. A vacinação será feita respeitando a ordem decrescente das idades, desde que haja doses suficientes disponíveis, e seguindo o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Até esta segunda-feira (17) já foram vacinadas 160 crianças contra a Covid-19 do grupo prioritário, sendo 17 indígenas e 143 com comorbidades ou deficiência permanente entre 5 e 11 anos, desde sexta-feira (14). A cidade foi a primeira do estado do Rio a vacinar o público infantil e segue com cronograma adiantado.

A vacinação começou sexta com a aplicação das doses pediátricas da Pfizer nos pequenos da aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou das expectativas quanto ao ciclo de vacinação infantil:

“Esperamos que o Ministério da Saúde agilize as entregas e encaminhe as doses em maior número. Assim, conseguiremos acelerar ainda mais o nosso cronograma e definitivamente vacinar essa faixa etária tão importante em nossa cidade”

Vacinação

Nesta segunda, equipes da Secretaria de Saúde de Maricá vacinaram 73 crianças com comorbidades ou deficiência permanente na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). Pais, mães e responsáveis levaram os pequenos para receberem a primeira dose da vacina. 

“Queria muito que esse momento chegasse para eles irem à escola e voltarem a frequentar os parquinhos, ver os amigos e interagir, que é fundamental para as crianças”

Fátima Correia, mãe de uma menina de 10 anos, que tem síndrome de down

Também moradora da cidade, Lívia Santana Ramos comemorou aliviada a vacinação do filho de 9 anos.

“Não dá nem para descrever o que sinto. Esperamos muito para esse momento chegar. Estamos nos sentindo aliviados”

Prioritária

A vacinação continuará até a próxima sexta-feira (21) para as crianças do grupo prioritário, entre 9h e 16h, no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem). As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.

Documentos

O responsável legal deverá apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.

Onde vacinar

Até dia 21 – Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (9h às 16h).

Local - Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM)- Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 200, Centro – Maricá.

Niterói

Em Niterói a campanha para vacinação de crianças em geral foi antecipada. Foto: Alex Ramos

Em Niterói, a partir desta terça e quarta-feira (19), todos as crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidade ou deficiência permanente já poderão tomar a primeira dose do imunizante. Na quinta (20) e sexta-feira (21), as demais crianças de 11 anos já poderão se vacinar. Nesta segunda-feira (17), primeiro dia de vacinação desta faixa etária, foram vacinadas as 83 primeiras crianças da cidade contra a Covid-19.

O município vai receber uma nova remessa de doses da vacina, o que vai possibilitar agilizar o calendário para os próximos dias. Para este grupo, a imunização segue em três unidades de saúde: policlínicas do Vital Brazil, Engenhoca e Itaipu. A testagem para Covid-19 que acontecia nestes três locais foi remanejada para novos postos.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que para ser vacinada a criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação da criança. Ele ainda ressaltou que o calendário é ajustado de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

"Hoje aplicamos a primeira dose em 83 crianças com comorbidade ou deficiência, um grupo ainda mais vulnerável à Covid-19. Para esta terça, vamos ampliar a faixa etária que pode se vacinar para acelerar a imunização em Niterói e proteger nossas crianças o mais rápido possível"

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

Calendário

Crianças com comorbidades e deficiências permanentes

18/01 – 5 a 11 anos

19/01 – 5 a 11 anos

Demais crianças

20 e 21/01 – a partir de 11 anos

24 e 25/01 – a partir de 10 anos

26 e 27/01 – a partir de 9 anos

28/01 – repescagem

31/01 e 01/02 – a partir de 8 anos

02 e 03/02 – a partir de 7 anos

04/02 – repescagem

07 e 08/02 – a partir de 6 anos

09 e 10/02 – a partir de 5 anos

11/02 – repescagem

Locais

  • Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

< Agentes impendem tentativa de fuga em massa em presídio na Baixada Médicos investigam morte de bebê em SG com Covid <