Skip to content

Brasil & Mundo

Ex-presidente do Irã é morto após bombardeio

Redação | Publicado em: - Atualizado 8 meses atrás

Ouvir notícia

Ouvir notícia
Ex-presidente iraniano é morto durante ofensiva aérea contra Teerã
Agência estatal afirma que ataque alcançou casa onde ele estava com seguranças - Foto: Reprodução

A morte do ex-presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad foi divulgada neste domingo (1) pela agência estatal Iranian Labor News Agency, após bombardeios que atingiram a capital Teerã desde o sábado (28). Segundo a publicação, ataques atribuídos aos Estados Unidos e a Israel alcançaram a residência do ex-líder iraniano, provocando sua morte.

De acordo com as informações oficiais, Ahmadinejad, de 69 anos, estava em casa, no bairro de Narmak, na zona leste da cidade, acompanhado de guarda-costas, que também morreram após a ofensiva aérea.

Ainda segundo a mídia estatal, outras autoridades de alto escalão foram atingidas. Entre elas, o líder supremo Ali Khamenei, que ocupava o cargo há mais de três décadas. Também foram confirmadas as mortes do secretário do Conselho de Defesa, o contra-almirante Ali Shamkhani, e do comandante-chefe da Guarda Revolucionária, major-general Mohammad Pakpour.

Os bombardeios fazem parte de uma escalada militar iniciada no fim de semana, com ataques concentrados em estruturas consideradas estratégicas pelo governo iraniano. Autoridades locais não divulgaram balanço total de vítimas civis nem detalharam os alvos atingidos.

Ex-presidente visita o Brasil

Em 2009, Ahmadinejad realizou visita oficial ao Brasil, onde se reuniu com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, discutiu temas da agenda internacional e manifestou apoio à entrada do país como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Ahmadinejad governou o Irã entre 2005 e 2013 e foi uma das figuras mais influentes e controversas da política do país no período, mantendo posição de confronto com potências ocidentais durante seus mandatos.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Curiosidades

No topo do MAC! Veja vista que estava escondida há 9 anos em Niterói

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular
Entretenimento

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo
Interior

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo

Esportes

Pai de Neymar é o novo CEO do Santos