A antecipação de metade do 13º salário dos servidores municipais de Niterói já tem data para cair na conta: 1º de junho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Rodrigo Neves, durante uma edição do programa Prefeitura Móvel, realizada no Horto do Fonseca, Zona Norte da cidade.
A medida vai beneficiar servidores da ativa, aposentados e pensionistas do município. Para muitas famílias, o valor extra chega em um momento estratégico para colocar contas em dia, aliviar despesas e até reforçar o orçamento doméstico no meio do ano.
Segundo a prefeitura, a antecipação faz parte do planejamento financeiro da administração municipal. Rodrigo Neves afirmou que, além de representar um alívio para os servidores, o pagamento também ajuda a aquecer a economia da cidade.
“Estamos organizando e planejando pagar, no dia 1º de junho, os 50% do 13º salário. Sabemos que isso é importante para aliviar o servidor com essa antecipação, além de ser um recurso que circula na economia da cidade”, declarou o prefeito.
O anúncio ocorreu durante reunião da Comissão de Programação Financeira e Gestão Fiscal da prefeitura. Participaram do encontro o secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero; a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Elissa Rasma; a secretária municipal de Administração, Rubia Secundino; e o presidente da Niterói Prev, Heitor Moreira.
De acordo com Cesar Barbiero, a antecipação também deve ter reflexos no comércio e no setor de serviços, já que aumenta a circulação de dinheiro na cidade.
“Essa antecipação representa uma importante injeção de recursos na economia local, ampliando a renda disponível de milhares de servidores e aposentados e estimulando diretamente o comércio e o setor de serviços”, afirmou o secretário.
A secretária de Planejamento, Elissa Rasma, destacou que a medida só foi possível devido à política de responsabilidade fiscal adotada pelo município nos últimos anos.
“Desde 2013, Niterói escolheu construir uma gestão com planejamento e responsabilidade fiscal. É isso que nos permite antecipar o 13º, manter os salários em dia e seguir cuidando de quem cuida da cidade”, disse.