Ranking
Veja as cidades e estados mais violentos do Brasil
Anuário foi divulgado pelo Fórum de Segurança Pública

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou, nesta quinta-feira (24), um extenso documento com o ranking das cidades e estados mais violentos do Brasil em 2024. No anuário, as 10 cidades com as maiores taxas de mortes violentas intencionais estão no Nordeste, região que também tem o maior número de estados (cinco) no ranking das 10 primeiras unidades da federação.
Ao contrário de cinco atrás, o estado do Rio de Janeiro não tem nenhuma cidade nem entre os 20 municípios mais violentos do anuário atual. Em 2020, havia sete cidades do Rio entre os 10 municípios com as mais altas taxas de letalidade policial. Na relação dos estados, o Rio ficou em 15º no ranking atual.
Das 10 cidades brasileiras mais violentas com mais de 100 mil habitantes em 2024, a metade fica na Bahia, três são do Ceará e outras duas são de Pernambuco. O ranking, em ordem decrescente, é o seguinte: Maranguape (Ceará), Jequié (Bahia), Juazeiro (Bahia), Camaçari (Bahia), Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), São Lourenço da Mata (Pernambuco), Simões Filho (Bahia, Caucaia (Ceará), Maracanaú (Ceará) e Feira de Santana (Bahia).
Entre os estados, o anuário 2024, também em ordem decrescente, é o seguinte: Amapá, Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Amazonas e Roraima.
Para o FBSP, a violência está relacionada a disputas entre facções por controle do tráfico de drogas. O ranking leva em consideração homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial nas cidades com mais de 100 mil habitantes.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!