Esclareceu
Mateus Solano explica suposto tapa em celular; vídeo
Ator disse que apenas retirou o aparelho durante cena da peça
Mateus Solano se pronunciou pela primeira vez após viralizar em um vídeo que mostrava o momento em que ele aparentava dar um tapa em um celular de um espectador durante o monólogo “O Figurante”, apresentado em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, no dia 14 de outubro. O ator publicou, nesta terça-feira (21), um vídeo em suas redes sociais explicando o episódio e negando ter agido com violência.
Segundo Solano, o gesto foi interpretado de forma equivocada. “O Brasil e o mundo pararam para comentar o ‘tapa mais famoso desde o Tapa na Pantera’, mas eu não dei tapa nenhum, nem no celular e muito menos em qualquer pessoa”, declarou. O artista contou que, durante a cena, apenas retirou rapidamente o aparelho, que o estava incomodando, e o jogou para debaixo de uma poltrona.
“Agir como um trombadinho foi uma forma de não interromper o espetáculo”, disse o ator, explicando que a apresentação estava sendo filmada naquele dia para envio ao diretor da peça, que vive em Portugal. “Tenho provas de que fui um ninja para conseguir continuar a cena sem parar o espetáculo”, completou.
Solano aproveitou o episódio para reforçar a importância do respeito entre público e artista. “É um tema relevante para se discutir: a falta de atenção e o uso de celulares durante apresentações. O teatro é um momento único e não captável”, afirmou.
Relembre o que aconteceu
O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que Solano, no palco, atinge o celular de uma pessoa que filmava a peça. O aparelho cai no chão, e o público reage surpreso.
Após a repercussão, a assessoria do ator esclareceu que o trecho fazia parte da atuação e que a personagem Ivana, uma das várias interpretadas por Solano no espetáculo, costuma interagir diretamente com a plateia.
“O público é avisado quatro vezes antes do início das apresentações para desligar os celulares. O uso de aparelhos interfere na experiência teatral e atrapalha o artista e os demais espectadores”, diz o comunicado.
A equipe informou ainda que o ator se prontificou a reparar qualquer dano que tenha causado ao aparelho. Em mais de um ano em cartaz, “O Figurante” já percorreu o país com quase 200 apresentações assistidas por cerca de 100 mil pessoas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!