Sucesso absurdo
'Tchê Tchê': quem é o fenômeno da internet que chega a Niterói
Leandro Júnior (LD) ganhou fama com vídeos humorísticos

Se você passou pelo Instagram nos últimos dias, é bem provável que tenha esbarrado com expressões como "tchê tchê", "hiiip" ou "sensação absurda". Por trás dessas falas cheias de personalidade está Leandro Júnior, famoso como LD, humorista carioca que vem conquistando o público com vídeos que misturam 'crítica social', autoestima e situações hilárias do cotidiano.
Aos 23 anos, LD soma mais de 724 mil seguidores nas redes sociais e atrai plateias lotadas nos teatros do Rio com o espetáculo "Acima dos 20", uma comédia que traz à tona dilemas, neuroses e reflexões bem-humoradas da vida adulta. A próxima parada será no Teatro Eduardo Kraichete, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no dia 26 de julho.
Cria de Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, ele atuava como barbeiro há pouco tempo antes do reconhecimento do grande público.
Seus vídeos, que frequentemente alcançam milhões de visualizações, viralizam por capturar com precisão o comportamento da geração dos vinte e poucos anos, como na famosa crítica à trend do "gelo na cara".
“Tu tá de sacanagem com a minha cara. Tu não gosta nem de tomar banho. Agora tu quer ficar botando o rostinho na água cheia de gelo, cheio de conta pra pagar, marmanjo velho, porque a pessoa lá de longe tá fazendo isso?”, dispara LD em um dos vídeos, provocando gargalhadas e identificação imediata.
Misturando lifestyle, autoestima, esquetes e conselhos debochados, LD virou fenômeno digital e agora leva sua autenticidade dos stories para os palcos.
Entrevista
- A comédia sempre fez parte da sua vida?
A comédia sempre fez parte da minha vida, desde criança os meus amigos, as pessoas ao meu redor sempre falavam assim: 'cara, você é muito engraçado', eu te vejo em novelas, eu te vejo fazendo shows'. E eu não levava fé, até que a chave virou, né?!
- Como percebeu que estava famoso?
Cara, não vou dizer que eu estou famoso. Hoje eu estou reconhecido. Nunca imaginei sair na rua e as pessoas virem em mim pra tirar foto, atravessar a rua pra tirar foto, parar um caminhão que está dirigindo e me chamar pra tirar foto. Isso aí eu nunca pensei que ia acontecer comigo. E a outra é por conta da internet.
- De onde vêm os termos "tchê tchê" e "sensação absurda"?
O "tchê tchê" ele veio de época da escola, entendeu? É tipo uma batida de funk. Aí eu fiz isso, mano. Eu sou meio... eu não sou muito normal (risos), eu criei esse conteúdo e botei isso no bordão. E a "sensação de poder absurda" é tipo você ter uma sensação que você pode ter, mas você não tem, entendeu? As pessoas que acham que têm mas não têm, é uma sensação de poder absurda.
- Qual foi o tema do primeiro vídeo de repercussão?
Cara, o tema do primeiro vídeo que viralizou foi o 'Relíquia Barra da Tijuca'. Que é um novo convertido carioca, que falava da palavra de Deus, mas na gíria carioca. E geral gostou e esse vídeo bateu 2 milhões de visualizações, geral comentando.
- Por que acha que o público se identifica tanto com você?
Acho que pela minha troca, pela minha transparência, pela minha simpatia, eu sou o que eu sou na internet e na rua, e as pessoas gostam disso, de pessoas verdadeiras. Eu posto o que eu vivo, o meu conteúdo é o que é mesmo.
- Já conseguiu realizar sonhos após a fama?
O maior sonho que eu realizei foi o meu primeiro show esgotado lá no Teatro Bangu. Tivemos que abrir até sessão extra porque esgotou os ingressos em menos de 48h. Sendo que há dois meses atrás, antes de ter isso tudo aí eu era barbeiro, nem imaginava que ia estar nos palcos fazendo o que eu sempre sonhei.
- Onde você nasceu e cresceu? Onde mora agora?
Eu sou nascido e criado em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e agora eu moro em Olaria, que é na Zona Norte também.
- Pode antecipar como será a apresentação em Niterói?
Ah, sobre o show de Niterói, cara, isso aí é surpresa. Eu espero vocês lá no teatro. Tenho certeza que vocês não vão se arrepender de ter ido.
- Pode adiantar ao ENFOCO algum novo projeto em andamento?
Essa pergunta é muito sigilosa, mas já que vocês estão perguntando, eu vou soltar um spoilerzinho: esse ano tem turnê internacional.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!