Discurso
Vini Jr. lembra pobreza e crime em São Gonçalo na vitória
Fifa The Best aconteceu nesta terça (17)
O jogador Vinicius Júnior destacou a importância de suas origens em São Gonçalo, Região Netropolitana do Rio, ao receber o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, nesta terça-feira (17), em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça.
Durante seu discurso, o jogador mencionou as dificuldades enfrentadas na infância, marcadas pela proximidade com a pobreza e o crime, e afirmou que a conquista parecia impossível.
Eu era uma criança que jogava bola descalço em São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Parecia impossível chegar aqui. Poder alcançar isso é muito importante para mim e para muitas crianças que acham que também não podem conseguir
Vinicius também agradeceu a várias pessoas e instituições que contribuíram para sua trajetória. O jogador fez questão de mencionar o Flamengo, clube onde iniciou sua carreira, além de técnicos, colegas de time, fãs e familiares. Ele reconheceu o apoio de sua família, que, segundo ele, abriu mão de seus próprios sonhos para ajudar na construção do dele.
“Agradeço a muita gente. Quem votou em mim, técnicos e capitães, aos fãs. Também à minha família, que deixou de viver seus sonhos para viver o meu. Ao presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, ao mister Carlo Ancelotti e a Júnior [ex-jogador do Flamengo], que acreditaram em mim desde cedo”, disse.
O atacante reforçou a importância de sua equipe para a conquista. “Sem meu time, isso não seria possível. Conquistamos títulos juntos, e isso me trouxe até aqui. Não posso esquecer do Flamengo, clube que me colocou no futebol, e dos jogadores da Seleção Brasileira, que sempre me apoiam e me dão força para seguir”, concluiu.
Assista ao discurso
Carreira
Nascido em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, em 12 de julho de 2000, Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior deu seus primeiros passos no futsal, jogando pelo Canto do Rio, em Niterói. Aos 10 anos, foi captado pelo Flamengo e foi destaque deste o time Sub-13, tido como "futuro craque" de sua geração.
Em 2017, na Copa SP de Futebol Júnior, a "Copinha", Vini teve grande participação mesmo sendo três anos mais novo que a idade permitida para participar da competição. Naquela edição, ele marcou três gols, deu duas assistências e foi responsável pela classificação do Rubro-Negro para as quartas de final, quando marcou um gol de peito diante do Cruzeiro.
Pelo time profissional do Flamengo, entre 2017 e 2018, Vini participou de 69 partidas, marcando 14 gols e fornecendo cinco assistências. Em julho de 2018, a então jovem promessa do futebol brasileiro se transferiu para o Real Madrid, onde se consolidou como uma das principais peças da equipe, ao lado dos conterrâneos Éder Militão, Rodrygo e Endrick, que jogam com Vini também pela Seleção, além dos estrangeiros Mbappé, Jude Bellingham, Federico Valverde, Luka Modric, entre outros.
Vencedores
- Melhor jogador do mundo: Vinicius Júnior (Real Madrid)
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Melhor treinador no futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
- Melhor treinadora no futebol feminino: Emma Hayes (Chelsea/atualmente na seleção dos EUA)
- Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars)
- Prêmio Puskás (gol mais bonito no futebol masculino): Alejandro Garnacho (Manchester United)
- Prêmio Marta (gol mais bonito no futebol feminino): Marta (Orlando Pride)
- Fifa Fan Award (torcedor ou grupo de fãs): Pequeno Gui (torcedor mirim do Vasco)
- Fifa Fair Play (espírito esportivo de um atleta ou clube): Thiago Maia (Internacional)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!