Anúncio
Americano Robert Francis Prevost é novo papa Leão XIV
É o primeiro pontífice da Igreja Católica desta nacionalidade

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A decisão foi anunciada após a tradicional fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Robert Francis Prevost se torna o primeiro papa norte-americano da história, um marco inédito na Igreja Católica, que reflete a crescente diversidade no Colégio de Cardeais e a expansão global da fé.
"Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem", disse o novo papa.
Prevost, de 69 anos, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro após a fumaça branca ser expelida, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice. Leão XIV foi anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.
O novo papa também fez menção ao antecessor em seu primeiro discurso nesta quinta. "Obrigado, papa Francisco", disse.
Perfil de Leão XIV
Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, liderará a Igreja Católica em um momento considerado de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco.
Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreira eclesiástica no Peru e é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal, indicando que os cardeais seguiram a tendência apontada antes do conclave de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!