Risco
Adolescentes 'surfam' em trem e acabam apreendidos no Rio
Polícia Militar e Conselho Tutelar foram acionados pela SuperVia

Dois adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar após serem flagrados "surfando" em um dos trens da SuperVia, na estação de Madureira, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (8). A prática, conhecida como "surfe ferroviário", coloca em risco tanto a vida dos jovens quanto o funcionamento da operação.
De acordo com a SuperVia, agentes da concessionária perceberam a ação dos menores e imediatamente acionaram a Polícia Militar, que compareceu ao local e efetuou a detenção. O Conselho Tutelar também foi chamado para acompanhar o caso, que será registrado na delegacia da região.
Perigos do "surfe ferroviário"
A SuperVia destacou que a prática de "surfe ferroviário" compromete a segurança dos passageiros e afeta o bom funcionamento da operação dos trens. Em 2022, foram registrados 46 casos desse tipo.
Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia, ressaltou os riscos envolvidos: "Essa atitude é imprudente e coloca em risco tanto a vida dos infratores quanto o funcionamento da operação. Essas crianças estão expostas a sérios perigos", afirmou.
A empresa também informou que qualquer pessoa flagrada em locais inadequados nos trens será retirada, detida e encaminhada à delegacia com o apoio do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPfer) ou dos batalhões da área. Além disso, os maquinistas não poderão seguir viagem até que os "surfistas" sejam retirados, o que gera atrasos.
Denúncias
A SuperVia orienta os passageiros a denunciarem qualquer atitude que coloque em risco a segurança, por meio de seus canais de atendimento ou do Disque Denúncia (2253-1177).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!