Avaliação
Datafolha: 40% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo
Resultado da pesquisa foi divulgado neste sábado (2)

Pesquisa da Datafolha divulgada neste sábado (2) mostra que 40% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ruim ou péssimo. O índice de reprovação se mantém estável em relação à última sondagem do instituto, realizada em junho deste ano. Já a aprovação oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando de 28% para 29%.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 130 municípios brasileiros entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, 29% dos entrevistados avaliam o governo como regular, enquanto 1% não soube ou não quis responder.
Quando a pergunta foi direcionada à atuação pessoal de Lula, 50% disseram desaprovar o trabalho do presidente, contra 46% que demonstraram aprovação. Esse índice também não teve variação significativa em relação à pesquisa anterior.
Entre os grupos que mais rejeitam o governo estão os eleitores da classe média baixa (62%), os mais ricos (57%), evangélicos (55%), moradores do Sul (51%), pessoas com maior nível de escolaridade (49%) e a faixa etária de 35 a 44 anos (48%).
Já a melhor avaliação vem de brasileiros com menor grau de instrução (42% de ótimo ou bom) e moradores da região Nordeste, onde a aprovação chega a 38%.
A pesquisa foi realizada em meio a um cenário internacional conturbado. Lula protagonizou um embate com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros. Mesmo com o discurso de defesa da soberania nacional, a imagem do governo não apresentou ganhos expressivos junto à opinião pública.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!