Logo Enfoco


    Preocupante

    Depois de metanol na bebida, 'falsa couve' causa intoxicação

    Quatro vítimas foram internadas em estado grave

    Publicado 09/10/2025 às 13:30 | Atualizado em 09/10/2025 às 15:51 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A familía teria refogado a planta, como uma couve, e servido no almoço
    A familía teria refogado a planta, como uma couve, e servido no almoço |  Foto: Reprodução

    Logo após o escandâlo do metanol, que deixou o Brasil em alerta, quatro pessoas foram internadas em estado grave, na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, depois de ingerirem uma planta tóxica conhecida como ''falsa couve''. O caso aconteceu nesta quarta-feira (8), quando uma família de zona rural consumiram a Nicotiana glauca, nome real da planta.

    Segundo os bombeiros locais, a família, de quatro pessoas, se mudou recentemente para uma chácara, onde acharam a planta e confundiram com uma couve por conta da semelhança visual entre as duas. A planta teria sido refogada e servida no almoço.

    De acordo com os agentes, os quatro integrantes da família passaram mal assim que comeram a falsa couve. Os quatro sentiram mal-estar, dormência nas pernas, visão turva e dificuldade de respirar.

    Estado das vítimas 

    Entre as quatro vítimas, uma mulher, de 37 anos, apresenta o estado de saúde mais grave, tendo sofrido uma parada cardíaca durante os primeiros socorros. Outros três homens, um de 49, um de 60 e outro de 67 anos, também tiverem parada cardíaca durante o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

    Os quatro tiveram o quadro revertido pelos profissionais, mas seguem internados em estado grave. Além deles, uma criança de dois anos também está internada, mas apenas em observação médica, já que não consumiu a planta. 

    O que é a falsa couve?

    A Nicotiana glauca, conhecida popularmente como charuteira, é uma planta altamente tóxica, sem nenhum antidoto que possa ser encontrado dentro de casa. Ela é mais presente em áreas rurais e é comum de achar por todo o país.

    Caso seja consumida, a recomendação de especialistas é procurar imediatamente ajuda médica, pois a planta possui um elemento tóxico chamado anabasina, que é cinco vezes mais potente que a nicotina - substância que causa dependência no tabaco. 

    À esquerda, a couve tradicional e, à direita, a "falsa couve"
    À esquerda, a couve tradicional e, à direita, a "falsa couve" |  Foto: Reprodução

    Na foto, é possível notar algumas diferenças entre as duas plantas. A couve tradicional apresenta folhas mais grossas, de cor verde-escura e com textura mais àspera. Já a nicotiana glauca se mostra com folhas mais finas, alongadas e uma coloração mais acizentada. 

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Ex-PM é preso em Niterói por atirar 15 vezes contra o irmão

    Relacionados em Brasil & Mundo