Intenso
Médico é chamado à casa de Bolsonaro após crise de soluços e vômitos
Filho do ex-presidente diz que pode leva-lo para hospital

A família do ex-presidente Jair Bolsonaro acionou na noite desta segunda-feira o médico Cláudio Birolini, responsável por sua última cirurgia abdominal, após uma piora no estado de saúde do ex-mandatário em sua residência no Lago Sul, em Brasília. Segundo relato publicado nas redes sociais por seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o pai enfrentou uma crise de soluços acompanhada de quatro episódios de vômito, descritos por ele como os mais intensos até agora.
Carlos afirmou que a família considera levá-lo ao hospital, mas, por enquanto, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro conseguiu deixá-lo mais confortável enquanto aguardam a chegada do médico.
“O profissional já está a caminho de casa para avaliar a situação. Peço, por favor, que orem por ele”, escreveu o vereador na rede X.
- Estou com minha família avaliando a necessidade de levar meu pai novamente ao hospital. Ele enfrenta uma crise de soluços acompanhada de quatro episódios de vômito, que ele mesmo descreveu como os mais intensos até agora. A Michelle está o deixando um pouco mais confortável e…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) September 29, 2025
A equipe médica de Bolsonaro informou que ainda não há posicionamento oficial sobre o quadro clínico, mas que boletins serão divulgados após uma avaliação mais detalhada. Apesar da gravidade relatada pelos familiares, ainda não há decisão sobre uma eventual transferência para uma unidade hospitalar.
Pena domiciliar
Desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão pela participação na trama golpista de 8 de janeiro, Bolsonaro cumpre pena em regime domiciliar no condomínio em que mora. A rotina de visitas de aliados, filhos e correligionários tem se intensificado, e relatos sobre sua saúde voltaram a chamar atenção.
Mais cedo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve com o ex-presidente em um almoço na residência, comentou a situação. “O presidente está passando por um momento difícil. É muito triste. A gente conversando e ele soluçando o tempo todo”, disse.
A nova crise ocorreu poucas horas após o encontro com Tarcísio e dois dos filhos de Bolsonaro, Flávio e Jair Renan. Segundo interlocutores presentes, o ex-presidente aparentava abatimento durante a conversa, que abordou temas políticos e as eleições de 2026.
Não é a primeira vez que Bolsonaro enfrenta complicações de saúde em casa. Há duas semanas, ele chegou a ser internado com sintomas semelhantes. As crises de soluço são apontadas por médicos como reflexo de complicações no sistema digestivo decorrentes da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!