Cobrança
Moraes prorroga prazo para envio de dados da megaoperação no Rio
Ministro do STF concede mais cinco dias ao governo estadual

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais cinco dias para que o governo do Rio de Janeiro envie à Corte as informações pendentes sobre a Operação Contenção, ação policial que resultou em 121 mortes no dia 28 de outubro. As vítimas, segundo a polícia, seriam ligadas à facção criminosa Comando Vermelho (CV).
O novo prazo foi autorizado após pedido do governo fluminense para ampliar o tempo de envio dos dados, entre eles laudos necroscópicos e balísticos. A decisão determina que o material solicitado seja entregue até 17 de novembro.
“Em vista do requerimento, defiro o pedido de prorrogação, determinando o cumprimento da decisão anterior até 17/11/2025”, escreveu Moraes no despacho.
O ministro é o relator temporário da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas. O processo trata da atuação policial em comunidades do Rio e já resultou em determinações do Supremo voltadas à redução da letalidade em operações.
A ampliação do prazo ocorre em meio às cobranças de entidades de direitos humanos por mais transparência sobre a ação, considerada uma das mais letais da história do estado.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




