Skip to content

Brasil & Mundo

MPF investiga sumiço de poupanças de escravos na Caixa

Redação | Publicado em:

Caixa tem contas de escravizados investigadas pelo MPF
Instituição financeira passa por investigação do acervo histórico. Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) aprofunde o levantamento sobre as contas bancárias de pessoas escravizadas e ex-escravizadas no século XIX, no Brasil. O órgão entendeu como insuficiente a primeira apuração, realizada pela instituição financeira, que identificou 158 cadernetas de poupança no acervo histórico.

A investigação é conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro, e tenta apurar o destino dos valores pertencentes aos escravos, neste período da história do país, principalmente pouco antes do fim da escravatura.

Segundo o Ministério Público, a Caixa possui aproximadamente 14 mil documentos da época, que ainda não passaram por nenhum tratamento arquivístico. A falta desses procedimentos técnicos pode transparecer uma falta de interesse e compromisso da instituição com a memória da população negra.

O MPF também apontou que a pesquisa inicial feita pela Caixa é ausente de informações esclarecedoras sobre a metodologia utilizada na apuração do acervo, além da falta de uma equipe própria para lidar com o material histórico.

O órgão público estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Caixa forneça mais detalhes sobre a composição da equipe de pesquisa que atua no banco, assim como a quantidade exata de livros de conta-corrente existentes.

Via MPF Notícias

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Carlos Alberto Nóbrega é internado em hospital de São Paulo
Celebridades

Carlos Alberto Nóbrega é internado em hospital de São Paulo

Uncategorized

Estudantes da rede pública viram artistas em exposição de museu em Niterói

Incêndio em caminhão da Coca-Cola provoca interdição na Ponte Rio-Niterói
Niterói

Incêndio em caminhão da Coca-Cola provoca interdição na Ponte Rio-Niterói

Segurança Pública

Homem é preso em flagrante por apologia ao nazismo