Skip to content

Política

Lula reforça harmonia com novos presidentes do Senado e da Câmara

Redação | Publicado em:

Agência Brasil



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que os novos presidentes das casas legislativas não enfrentarão dificuldades em sua relação política com o Poder Executivo. Lula se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ambos eleitos no último sábado (1º) para um mandato de dois anos.

Em declaração à imprensa, após o encontro no Palácio do Planalto, Lula destacou a amizade e o compromisso democrático que mantém com ambos. “Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e quero dizer a eles que não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, afirmou.



O presidente ressaltou ainda que continuará o diálogo com as lideranças partidárias e garantiu que não enviará projetos com interesse pessoal ou de partidos, mas exclusivamente com foco no “interesse vital para o povo brasileiro”. “Jamais enviarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou o Senado sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que são os que vão trabalhar pela aprovação desses projetos”, afirmou Lula.

Para o presidente, as divisões partidárias e ideológicas, que marcaram as campanhas eleitorais, devem ser superadas no exercício do mandato. “Eu tenho certeza de que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.



Após a reunião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o governo apresentará aos parlamentares, na próxima semana, seus projetos prioritários para os próximos dois anos. Entre as principais propostas estão medidas de estímulo ao micro e pequeno empreendedor, isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$5 mil, um novo plano nacional de educação, ações de enfrentamento às mudanças climáticas e o combate aos crimes digitais.

Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera

Celebridades

Sasha Meneghel anuncia gravidez do 1º filho com João Lucas

Segurança Pública

Fim da linha para líder de quadrilha especializada em roubos de imóveis de luxo em Niterói