Logo Enfoco


    Falha

    Desarme em subestação atinge Região Metropolitana do Rio

    Problema na subestação de Alcântara afetou várias cidades

    Publicado 31/12/2025 às 7:28 | Atualizado em 31/12/2025 às 8:51 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Desarme em subestação atinge Região Metropolitana do Rio
    |  Foto: Arquivo

    A madrugada desta quarta-feira (31) foi marcada por calor intenso e interrupção no fornecimento de energia elétrica em diversos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, às vésperas de 2026.

    De acordo com a Enel Distribuição Rio, um desarme na subestação de Alcântara, em São Gonçalo, ocorrido durante a madrugada, afetou o fornecimento de energia para clientes dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé.

    Segundo a concessionária, desde o primeiro momento da ocorrência, foram realizadas manobras remotas na rede elétrica com o objetivo de reduzir o número de clientes impactados, enquanto equipes técnicas iniciaram a inspeção da subestação para identificar o defeito.

    Ainda conforme a Enel, 94% dos clientes tiveram o serviço restabelecido ao longo da madrugada. No momento, as equipes seguem atuando nos reparos finais para normalizar o fornecimento de energia aos clientes restantes, concentrados no município de São Gonçalo.

    Moradores das cidades afetadas relataram transtornos causados pela falta de energia, especialmente devido às altas temperaturas registradas durante a madrugada.

    Até a última atualização desta reportagem, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não havia divulgado informações adicionais sobre o impacto do desarme no sistema.