Logo Enfoco


    Miau!

    Galpão é flagrado com 'gato' de luz em Maricá

    Responsável pelo estabelecimento foi presa em flagrante

    Publicado 13/11/2025 às 16:15 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O terreno também apresentava contaminação do solo por óleo e resíduos
    O terreno também apresentava contaminação do solo por óleo e resíduos |  Foto: Divulgação/Enel

    A Enel identificou, nesta quinta-feira (13), ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, em um galpão localizado em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A ação fez parte da primeira fase da Operação Via Aurum, expressão em latim que significa “Ouro de Rua", voltada ao combate de irregularidades e crimes ambientais em locais de reciclagem de sucata, em parceria com a prefeitura. O endereço do galpão não foi revelado.

    De acordo com a Enel, técnicos da concessionária fiscalizaram três estabelecimentos. Em um deles, as equipes constataram uma ligação clandestina conectada diretamente à rede da distribuidora, prática que caracteriza furto de energia elétrica. Os funcionários estavam acompanhados por policiais civis da 82ª DP, peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e representantes das Secretarias de Postura e Meio Ambiente do município.

    Ainda segundo a empresa, foram apreendidos cerca de 300 metros de cabos de uso exclusivo da Enel. O terreno, localizado próximo a um córrego, também apresentava contaminação do solo por óleo e resíduos.

    A responsável pelo estabelecimento foi presa em flagrante pelos crimes de furto de energia, crime ambiental e receptação. Após as inspeções, a irregularidade foi desfeita e o fornecimento de energia no local, suspenso.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ministério da Agricultura alerta para azeites fraudados; veja marcas

    Relacionados em Maricá