Alerta
Pode faltar água para mais de 10 milhões de pessoas no Rio; veja quando
Cedae dá orientações de economia aos consumidores

Moradores das cidades do Rio, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados devem ficar atentos. A Cedae anunciou, nesta quinta-feira (13), a manutenção anual do Sistema Guandu no próximo dia 25, das 2h às 20h, paralisando assim a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão.
A paralisação do sistema vai interromper assim a produção de água para os municípios citados, num total de mais de 10 milhões de habitantes atingidos. Por isso, a Cedae orienta a população a armazenar água para o período, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo.
A operação do sistema será retomada de forma gradual após a conclusão dos serviços, com previsão de atingir 100% da capacidade de produção de água até as 2h do dia 26. Ainda de acordo com a Cedae, objetivo é garantir um sistema mais seguro, moderno e preparado para atender os consumidores.
A intervenção vai mobilizar mais de 500 profissionais da Cedae em cerca de 100 serviços, que incluem instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos, inspeções de segurança, revisão e substituição de peças, além da limpeza de estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
"Esse é o momento em que realizamos correções preventivas e reduzimos o risco de falhas que possam ocasionar paradas não programadas. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a regularidade da produção de água, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta", explica José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




