Logo Enfoco


    Decisão

    Justiça cassa mandato do vereador Ricardinho Netuno, de Maricá

    Político ainda foi declarado inelegível por oito anos

    Publicado 08/10/2025 às 13:22 | Atualizado em 08/10/2025 às 16:41 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ricardinho Netuno pode recorrer da decisão
    Ricardinho Netuno pode recorrer da decisão |  Foto: Reprodução

    A Justiça Eleitoral cassou, nesta terça-feira (7), o mandato do vereador de Maricá Ricardo Magalhães Garcia Gutierrez, o Ricardinho Netuno (PL), e o declarou inelegível por oito anos. A decisão foi assinada pelo juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da 55ª Zona Eleitoral da cidade.

    Segundo a sentença, o vereador — representante da oposição na Câmara Municipal de Maricá — cometeu abuso dos meios de comunicação ao utilizar suas redes sociais, especialmente o Instagram, onde possui mais de 42 mil seguidores, para divulgar informações que, de acordo com o magistrado, colocaram em dúvida a atuação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante as eleições de 2024.

    As publicações feitas por Ricardinho Netuno sugeriam suposto favorecimento do TRE a outro partido. Ele dizia que era 'perseguido'. Para o juiz, as mensagens tiveram potencial para abalar a confiança nas instituições eleitorais e influenciar o resultado da eleição.

    “A ausência de qualquer fonte séria, somada ao conteúdo sabidamente inverídico, revela o caráter doloso da divulgação, com a intenção de influenciar o processo eleitoral. A propagação deliberada de fake news, principalmente contra instituições democráticas, não encontra abrigo na proteção constitucional da liberdade de expressão. O réu criou e disseminou a notícia falsa com a clara intenção de desacreditar as instituições democráticas e manipular o eleitorado a seu favor”, descreve um trecho da decisão.

    Com base no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990, a Justiça determinou:

    - a cassação imediata do mandato;

    - a inelegibilidade por oito anos;

    - a anulação dos votos obtidos nas eleições de 2024, que seguem sub judice conforme a Resolução nº 23.611/2019 do TSE.

    A defesa de Netuno ainda pode recorrer ao TRE-RJ, permitindo que o vereador permaneça no cargo até o julgamento final do recurso.

    Nas eleições de 2024, Ricardinho Netuno foi o segundo vereador mais votado do município, com 6.152 votos.

    O ENFOCO tentou contato com o vereador, mas não obteve resposta. Em seu perfil em uma rede social, Ricardinho Netuno postou uma foto com a frase "Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus".  

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    'Tribunal do tráfico' tortura suspeito de furtar boca de fumo

    Relacionados em Maricá