Samba
Sapucaí passa por obras para mudar o som no Carnaval
A transformação promete melhorar a qualidade sonora na pista

A Marquês de Sapucaí está passando por uma série de obras estruturais para receber um novo sistema de som no Carnaval de 2026. A Secretaria de Conservação do Rio realiza a construção de dez dutos transversais ao longo da Passarela do Samba, que abrigarão cabos de som, elétrica e iluminação cênica. A medida vai eliminar a presença de fios expostos na pista e melhorar a qualidade sonora dos desfiles.
De acordo com o secretário de Conservação, Diego Vaz, a obra foi solicitada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e faz parte de um processo de modernização do Sambódromo.
“A pedido da Liesa, a Prefeitura do Rio executou a intervenção estrutural na Marquês de Sapucaí, que permitirá uma transformação na qualidade do som. Vamos recapear toda a Sapucaí para deixá-la pronta para os ensaios técnicos e para o Carnaval de 2026. As canaletas vão eliminar a necessidade do carro de som”, destacou o secretário.
Segundo a secretaria, as canaletas estão sendo construídas em valas rasas devido à presença de outras redes subterrâneas, como água e esgoto.
Cada uma delas tem 14 metros de extensão e abriga três dutos de 100 milímetros. Um deles será utilizado para o novo sistema de som, enquanto os outros dois servirão como reserva, em caso de necessidade.
Após a conclusão das obras, toda a Avenida Marquês de Sapucaí receberá novo asfaltamento, deixando a Passarela do Samba pronta para os ensaios técnicos e o desfile oficial das escolas em 2026.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!