Apagão
Bairro de Niterói fica 12h sem luz e moradores cobram resposta
Interrupção no Badu começou antes do amanhecer

Moradores do Bairro Badu, em Niterói, já somam 12 horas seguidas sem energia elétrica após as fortes rajadas de vento que atingiram a cidade na madrugada desta quarta-feira (10). O apagão, registrado por volta das 5h30, permanece sem previsão de retorno e tem provocado frustração, prejuízos e dificuldade de comunicação com a Enel, concessionária responsável pela distribuição.
A ventania derrubou galhos e provocou oscilações na rede elétrica em diferentes regiões do município, afetando também bairros como Centro, São Lourenço e Barreto, além de Neves, este na cidade vizinha de São Gonçalo. No Badu, porém, a demora no restabelecimento tornou o dia especialmente tenso.
A empreendedora Renata dos Santos relatou que a queda ocorreu mesmo sem chuva, apenas com o vento forte. “A falta de luz se deu entre 5h30 e 6h. Não chovia, só ventava, e deu para ouvir dois estouros perto da minha residência”, contou. Ela afirma que a vizinhança tenta contato com a concessionária desde cedo: “Eu e o pessoal daqui da rua já ligamos mais de cinco vezes”.
No CT Pendotiba, as atividades foram suspensas. O proprietário, Leonardo Nascente, descreveu um dia de prejuízos. “Estamos sem luz o dia inteiro. Sem nenhuma previsão de retorno da Enel. Tivemos que fechar a academia e entrar em contato com os alunos informando da falta de luz. Perdi também todos os produtos que tenho na geladeira”, afirmou.
Com mais de 12 horas de interrupção, moradores relatam sensação de abandono e afirmam não ter recebido atualizações sobre o andamento dos reparos.
O que diz a Enel
Mais cedo, a Enel informou que “as fortes rajadas de ventos que atingiram a cidade de Niterói na manhã desta quarta-feira (10) afetaram o fornecimento de energia de alguns clientes de bairros como o Centro, São Lourenço, Barreto, Neves e Badu”.
Procurada novamente, a Enel Rio informou que "normalizou o fornecimento para 57% dos clientes afetados pelas fortes chuvas, rajadas de vento e descargas atmosféricas registradas nesta quarta em parte do estado do Rio". Segundo a empresa, Magé, Niterói e a Região Serrana foram os locais mais atingidos.
A concessionária disse ainda que, "desde o início da manhã, realizou manobras remotas para reduzir o total de clientes sem luz e reforçou o número de equipes em campo para acelerar os reparos".
A empresa orienta que, em situações de contingência, os consumidores utilizem os canais digitais de atendimento para maior agilidade: o site da Enel, o aplicativo para Android e iOS e o WhatsApp Elena, no número (21) 99601-9608.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



