Só dá eles!
Pinguins tiram onda em Niterói e surpreendem banhistas; vídeo
Visitantes encantaram na praia de São Francisco
Dois pinguins foram flagrados nadando na manhã desta sexta-feira (18) na praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói. A cena encantou banhistas, especialmente o pequeno Victinho Loureiro, de apenas 3 anos.
“Pinguim é muito lindo e legal”, disse ele, animado, ao lado do tio e padrinho, Diego Loureiro, de 36 anos.
“Levei meu afilhado para curtir a praia e tivemos essa surpresa maravilhosa. Ele ficou empolgado quando viu os pinguins!”, contou Diego.
Por que pinguins aparecem nas praias?
A presença desses animais é comum entre os meses de junho e setembro, quando migram da Patagônia, região ao sul da Argentina e do Chile, em busca de alimento e águas mais quentes. No caminho, muitos acabam exaustos e desnutridos, encalhando nas praias brasileiras, alguns com hipotermia ou doentes.
Fragilizados e desorientados, esses pinguins precisam de atendimento veterinário especializado. Por isso, a colaboração da população é fundamental para garantir o resgate e a sobrevivência dos animais.
Além de cuidar dos pinguins vivos, o Instituto BW também realiza necropsias nos que são encontrados mortos, buscando entender as causas das mortes e reunir dados para ações de conservação marinha.
O que fazer ao encontrar um pinguim na praia?
- Acione o Instituto BW pelo número 0800 991 4800;
- Não toque no animal e mantenha distância;
- Isole a área e evite a aproximação de pessoas e animais;
- Não devolva o pinguim ao mar;
- Não coloque o animal em contato com gelo ou caixas térmicas;
- Se possível, mantenha-o à sombra até a chegada dos especialistas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!