Baía de Guanabara
Barca faz parada de emergência para resgate de passageiro
O caso ocorreu às 12h15, no sentido Praça XV, Rio

Passageiros das barcas foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira (10) com a parada da embarcação em alto-mar para o resgate de um homem que estava nadando na Baía de Guanabara, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
Segundo relatos, ele foi avistado por passageiros, que imediatamente alertaram a tripulação da barca. Testemunhas contaram ao ENFOCO que o homem estaria em surto psicológico e teria se jogado do segundo andar da embarcação até o mar, afirmando que alguém o estava perseguindo e tentando assaltá-lo. “Ele afirmou também que havia um homem o empurrando na água”, explicou uma passageira.
Para realizar o resgate, a embarcação Neves, que operava na linha Arariboia e seguia viagem para a Praça XV, no Rio, precisou parar em alto-mar. A ação exigiu atenção e cuidado.
O resgate contou com a colaboração e também com o apoio dos passageiros, que gritavam orientações para que o homem continuasse nadando e respirando devagar até ser retirado da água.
A equipe utilizou uma escada e uma boia, que precisou ser lançada várias vezes até que o homem conseguisse nadar mais próximo da embarcação e alcançar a boia. Ele foi retirado da água e recebeu os primeiros atendimentos a bordo.
Veja o vídeo
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), por meio do Consórcio Barcas Rio, o caso ocorreu às 12h15.
Após o resgate, a embarcação seguiu viagem normalmente e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a vítima, de acordo com as Barcas Rio. "A operação do transporte aquaviário não sofreu impactos."
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, mas, segundo passageiros, o homem aparentava estar bem. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o motivo de ele estar no mar. A Polícia Civil foi procurada, mas informou que não houve registro de ocorrência relacionado ao assunto.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




