Logo Enfoco


    No escuro

    Apagão da Enel: apenas 57% dos clientes tem luz normalizada

    Niterói, Magé e Região Serrana foram os locais mais afetados

    Publicado 10/12/2025 às 21:06 | Atualizado em 10/12/2025 às 21:31 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Clientes estão sem energia desde a manã desta quarta (10)
    Clientes estão sem energia desde a manã desta quarta (10) |  Foto: Bancdo de imagens / Freepik

    Após uma manhã marcada por rajadas de vento e chuva intensa nesta quarta-feria (10), "57% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido no estado do Rio" já voltaram a ter luz em casa, segundo a Enel Rio. O dado representa pouco mais da metade dos consumidores atingidos e, para muitos moradores, simboliza o primeiro alívio após horas de incerteza.

    Em Niterói, onde bairros inteiros amanheceram às escuras, a sensação de espera ainda é rotina para parte da população. No Badu, moradores contabilizam mais de 12 horas sem energia desde que a rede elétrica foi derrubada por volta das 5h30. A queda de galhos e a força do vento, que atingiu diversas áreas do município, provocaram apagões também no Centro, Santa Rosa, São Lourenço e Barreto, além de Neves, em São Gonçalo.

    No CT Pendotiba, as atividades foram suspensas. O proprietário, Leonardo Nascente, descreveu um dia de prejuízos. “Estamos sem luz o dia inteiro. Sem nenhuma previsão de retorno da Enel. Tivemos que fechar a academia e entrar em contato com os alunos informando da falta de luz. Perdi também todos os produtos que tenho na geladeira”, afirmou.

    Em nota, a Enel informou que "reforçou as equipes de campo e segue realizando manobras remotas para acelerar os reparos. A concessionária afirmou que a Região Serrana, Magé e Niterói estão entre os locais mais afetados pelas fortes rajadas de vento. Em alguns pontos da Região Serrana, os ventos chegaram a 105 km/h, derrubaram árvores e galhos, interditaram vias e dificultaram o acesso dos técnicos".

    A empresa orienta que os clientes registrem ocorrências pelos canais digitais, site, aplicativo e WhatsApp no número (21) 99601-9608, como forma mais rápida de atendimento em momentos de contingência. Enquanto isso, moradores que seguem sem luz aguardam que o percentual de normalização cresça nas próximas horas.

    Procurada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que "está monitorando a situação e acompanhando o restabelecimento da energia no Rio e em outros estados afetados pelo evento climático desta quarta-feira (10)".

    Ainda de acordo com a nota, "dados mais recentes enviados pela Enel ao órgão regulador, 1,38% da área de concessão da distribuidora permanece sem energia".

    Tags

    André Silva

    André Silva

    Repórter

    Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Nova diretriz da Anvisa sobre creatina levanta a pergunta: você está usando certo?

    Relacionados em Niterói