No escuro
Apagão da Enel: apenas 57% dos clientes tem luz normalizada
Niterói, Magé e Região Serrana foram os locais mais afetados

Após uma manhã marcada por rajadas de vento e chuva intensa nesta quarta-feria (10), "57% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido no estado do Rio" já voltaram a ter luz em casa, segundo a Enel Rio. O dado representa pouco mais da metade dos consumidores atingidos e, para muitos moradores, simboliza o primeiro alívio após horas de incerteza.
Em Niterói, onde bairros inteiros amanheceram às escuras, a sensação de espera ainda é rotina para parte da população. No Badu, moradores contabilizam mais de 12 horas sem energia desde que a rede elétrica foi derrubada por volta das 5h30. A queda de galhos e a força do vento, que atingiu diversas áreas do município, provocaram apagões também no Centro, Santa Rosa, São Lourenço e Barreto, além de Neves, em São Gonçalo.
No CT Pendotiba, as atividades foram suspensas. O proprietário, Leonardo Nascente, descreveu um dia de prejuízos. “Estamos sem luz o dia inteiro. Sem nenhuma previsão de retorno da Enel. Tivemos que fechar a academia e entrar em contato com os alunos informando da falta de luz. Perdi também todos os produtos que tenho na geladeira”, afirmou.
Em nota, a Enel informou que "reforçou as equipes de campo e segue realizando manobras remotas para acelerar os reparos. A concessionária afirmou que a Região Serrana, Magé e Niterói estão entre os locais mais afetados pelas fortes rajadas de vento. Em alguns pontos da Região Serrana, os ventos chegaram a 105 km/h, derrubaram árvores e galhos, interditaram vias e dificultaram o acesso dos técnicos".
A empresa orienta que os clientes registrem ocorrências pelos canais digitais, site, aplicativo e WhatsApp no número (21) 99601-9608, como forma mais rápida de atendimento em momentos de contingência. Enquanto isso, moradores que seguem sem luz aguardam que o percentual de normalização cresça nas próximas horas.
Procurada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que "está monitorando a situação e acompanhando o restabelecimento da energia no Rio e em outros estados afetados pelo evento climático desta quarta-feira (10)".
Ainda de acordo com a nota, "dados mais recentes enviados pela Enel ao órgão regulador, 1,38% da área de concessão da distribuidora permanece sem energia".

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



