Vazio
Com estoque crítico, hospital de Niterói faz apelo por doações de leite materno
Objetivo é obter estoque suficiente para a atender a demanda

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, reforça um apelo urgente: o estoque do Banco de Leite da unidade de saúde está com baixo estoque de leite humano e solicita a mulheres que estão amamentando, com excesso de leite, que intensifiquem a doação.
De acordo com a enfermeira do hospital, Maria Bertilla Branco, mesmo com o “Agosto Dourado” (campanha para incentivo ao aleitamento materno), o Huap-UFF ainda está com estoque baixo. “Com baixa nas doações, temos menos quantidade de leite para oferecer aos bebês da UTI Neonatal, que são os beneficiários do nosso banco de leite”, explica a coordenadora.
O professor e coorientador do Banco de Leite do Huap, Herdy Alves, explica que os bebês prematuros começam a ser nutridos na UTI, com 1ml, 2ml, 5ml, até chegar a 10, 20 ml, enquanto a mãe está sendo cuidada pelo Banco de Leite, para poder amamentar o filho com o próprio leite.
“Nós precisamos cada vez mais ampliar a doação. A gente vem trabalhando uma perspectiva do ano inteiro, porque o bebê prematuro de 400g, 500g, precisa receber leite humano. Esse é um desafio permanente”, diz o professor.
Outro desafio, segundo ele, é a doação de vidros de tampa de plástico para armazenamento do material coletado. Em média, 180 a 220 mulheres ao mês são assistidas pelo Banco de Leite Humano do Huap.
Como doar
A mulher que esteja com grande produção de leite pode doar, desde que não tenha nenhum problema de saúde e não esteja tomando medicamentos. É feita uma seleção, a partir de exames atualizados nos últimos seis meses.
Também é possível doar potes de vidro com tampas de plástico vedantes para armazenamento do leite coletado. As interessadas em doar podem entrar em contato pelo telefone (21) 99648-7654, das 8h às 13h.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!