Logo Enfoco


    Lazer

    Fechamento da orla de Icaraí aos domingos é festejado: 'Mais famílias'

    Pistas serão usadas para o lazer a partir de 27 de julho

    Publicado 14/07/2025 às 12:09 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As pistas serã fechadas no sentido São Francisco
    As pistas serã fechadas no sentido São Francisco |  Foto: Lucas Alvarenga

    O novo projeto Orla Viva, da Prefeitura de Niterói, começa oficialmente no dia 27 de julho e já está sendo comemorado por quem vive o dia a dia da Praia de Icaraí.

    O programa prevê o fechamento da pista no sentido São Francisco aos domingos, das 7h às 18h, transformando o espaço em um grande ambiente de lazer, com atividades voltadas para o público infantil, ciclistas e ações educativas.

    A medida é recebida com entusiasmo por trabalhadores da região, como o vendedor Carlos Alberto, mais conhecido como Baiano, de 69 anos. Ele atua em Icaraí desde os 16 e acredita que o projeto já chega em boa hora.

    “Para a gente, que trabalha com vendas, isso é muito bom. Em quase todos os lugares já é assim, só aqui que não era”, disse Baiano.

    O vendedor Carlos Alberto, o Baiano, comemora: ''Pra gente que trabalha com vendas, é muito bom'.
    O vendedor Carlos Alberto, o Baiano, comemora: ''Pra gente que trabalha com vendas, é muito bom'. |  Foto: Lucas Alvarenga

    Entre as babás que acompanham crianças na praia, o sentimento também é de aprovação.

    “É ótimo, porque as crianças poderão brincar livres e seguras. E pra gente, que cuida, é muito mais tranquilo”, afirmou Taís Rodrigues, de 42 anos.

    Já Célia Santos, de 47, também babá, acredita que a mudança tornará a orla mais atraente para as famílias.

    “Vai trazer mais famílias para cá, com certeza. A praia vai ficar mais viva, com gente aproveitando, pedalando, jogando bola, levando as crianças. É muito positivo”, disse.

    As atividades educativas e recreativas acontecerão principalmente no recuo da pista na altura da Rua Lopes Trovão. A organização envolve a Administração Regional de Icaraí, Secretaria Executiva, NitTrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que também vai orientar o trânsito e auxiliar moradores durante o fechamento.

    Além disso, a faixa central da via será voltada para ciclistas, enquanto a lateral próxima ao calçadão receberá eventos para todas as idades.

    Alterações no trânsito

    Para garantir o aproveitamento total do projeto será realizado um esquema especial de trânsito. A pista no sentido São Francisco, no trecho entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros, estará interditada das 7h às 18h.

    A faixa do centro será exclusiva para ciclistas e a faixa ao lado do calçadão será somente para pedestres. A pista da Praia de Icaraí no sentido Centro permanecerá aberta normalmente ao trânsito. A Guarda Municipal também reforçará o efetivo durante o projeto

    O tráfego vindo do Ingá será direcionado para a rua Álvares de Azevedo. A circulação no sentido São Francisco volta a ser permitida na altura da rua Mariz e Barros, seguindo pela Estrada Fróes ou rua Joaquim Távora. Não será permitido estacionar na quadra da rua Álvares de Azevedo até a rua Paulo Gustavo. A sinalização semafórica também será reprogramada nesses horários para atender ao fluxo com as modificações.

    Tags

    Tiago Souza

    Tiago Souza

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Milicianos usavam carros de luxo para cobrar moradores na Baixada

    Relacionados em Niterói