Logo Enfoco


    Novo lar

    Final feliz para 'doguinho' abandonado nas ruas de Niterói

    O animal ficou três dias aguardando resgate

    Publicado 29/07/2025 às 11:38 | Atualizado em 29/07/2025 às 12:21 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Os moradores não sabem quem abandonou o cachorro no local
    Os moradores não sabem quem abandonou o cachorro no local |  Foto: Via Grupo Enfoco

    O cachorro da raça American Bully, que estava abandonado há três dias no bairro Ilha da Conceição, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, teve um final feliz. Acontece que após a reportagem do ENFOCO, na noite desta segunda-feira (28) ele foi adotado e ganhou um novo lar, longe da vida nas ruas.

    De acordo com moradores da região, que vinham cuidando do animal com água, comida e até improvisaram uma cama com uma caixa de papelão, um carro chegou ao local ainda no mesmo dia procurando pelo cão. Duas mulheres fizeram o resgate levando o cãozinho para um lar temporário, onde recebeu os primeiros cuidados.

    As mulheres, que preferiram não se identificar, informaram que o cão é da raça American Bully, diferente do informando anteriormente por moradores, que acreditavam se tratar de um Pit Bull, e confirmaram que ele estava machucado, após ser atacado por outros cães.

    Ainda segundo uma das responsáveis pelo resgate, no próprio lar temporário um homem se interessou pelo animal e decidiu adotá-lo.

    Aspas da citação
    Agora ele está se adaptando à família, passando por consulta médica e acompanhamento com adestrador para superar os traumas que sofreu nas ruas. Ele está bem
    Uma das responsáveis pelo resgate do animal
    Aspas da citação

    Emoção na partida

    Um dos moradores que estava alimentando o cachorro abandonado se emocionou ao saber que ele finalmente ganhou um novo lar.

    “Eu estava muito preocupado com ele. Ainda bem que ele foi levado ontem, porque com o vento que fez nesta manhã, coitadinho, ele iria passar muito frio”, disse.

    Apesar do desejo de adotá-lo, o morador destacou que, por não ter um espaço adequado para abrigar o animal, fez questão de cuidar dele junto com outros moradores da região até que a situação fosse resolvida.

    Dias de abandonado

    Um morador do bairro contou que o cão foi inicialmente abandonado em outra rua e, desde então, circulava pelas redondezas. Jucinei e alguns vizinhos ofereceram água e comida ao animal. Além disso, improvisaram uma cama com uma caixa de papelão para abrigá-lo.

    No sábado (26), o animal se envolveu em uma briga com outro cachorro que, segundo moradores, teria iniciado o ataque. “Eu estava passando e, do nada, o vi cheio de sangue. Está até machucado no rosto”, contou um morador, que preferiu não ter a identidade revelada.

    O que diz a lei?

    O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu Art. 32, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, multa e proibição da guarda de novos animais.

    Além disso, caso ocorra a morte do animal em decorrência do abandono — considerado uma forma de maus-tratos —, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.

    O que fazer ao encontrar um cachorro em estado de abandono?

    De acordo com Diogo Alves, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e médico-veterinário, a primeira atitude ao encontrar um cachorro aparentemente abandonado na rua é entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Municipal, que conta com profissionais habilitados para realizar o resgate do animal.

    Segundo o especialista, é fundamental ter cuidado ao se aproximar de um cão abandonado.

    Aspas da citação
    É importante estar atento aos riscos de manusear um animal nessa situação. Muitos acidentes domésticos acontecem por boas intenções. Por isso, o ideal é que a equipe do CCZ, ou até mesmo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), faça o manejo do animal
    Diogo Alves, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ)
    Aspas da citação

    Ele ainda ressalta que o animal abandonado costuma estar amedrontado e pode interpretar nossa aproximação como uma ameaça. “Conquistar a confiança do animal aos poucos é muito importante,” conclui.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Mulheres são atacadas a caminho do trabalho em Niterói

    Relacionados em Niterói