Perigo
Flagrante! Motos aquáticas passam perto de banhistas em Niterói
Caso aconteceu na tarde deste sábado (27), em Piratininga
Na tarde deste sábado (27), banhistas que aproveitavam o dia ensolarado na Praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, registraram motos aquáticas circulando muito próximas às pessoas na água, chamando atenção dos frequentadores.
A proximidade das embarcações deixou alguns frequntadores apreensivos, mas não houve relatos de acidentes. Apesar do alerta natural causado pelo movimento das motos aquáticas, o clima de lazer se manteve, com famílias e crianças continuando a aproveitar o dia.
A situação chamou atenção pela falta de cuidado na pilotagem. Em vídeos compartilhados, é possível perceber que os condutores não reduziam a velocidade ou se afastam da área frequentada por banhistas, o que pode aumentar o risco de acidentes.
O que diz a lei
A legislação brasileira proíbe a circulação de motos aquáticas a menos de 200 metros da faixa de areia ou da linha de arrebentação das praias. O objetivo é garantir a segurança de quem está na água e na areia, permitindo que embarcações a motor se aproximem da praia apenas para embarque ou desembarque, em velocidade muito reduzida.
O descumprimento das regras pode resultar em multas, apreensão da moto aquática, suspensão da habilitação e responsabilização civil ou penal em caso de acidentes.
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro foi procurada, mas não retornou até a publicação da matéria para comentar sobre o caso e sobre a fiscalização na região.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



