Logo Enfoco


    Terceira

    Mais uma escola tradicional anuncia fechamento em Niterói

    Colégio encerrará funcionamento no fim de 2025

    Publicado 25/10/2025 às 16:03 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Colégio mantinha vínculo com a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora
    Colégio mantinha vínculo com a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora |  Foto: Reprodução

    O Colégio São José, uma das instituições de ensino mais tradicionais de Niterói, anunciou que encerrará suas atividades ao fim do ano letivo de 2025. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (24) por meio de um e-mail enviado às famílias de alunos do colégio, localizado no bairro de Icaraí, na Zona Sul da cidade.

    Fundado em 1944, o colégio mantinha vínculo com a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora e se apresentava como uma escola católica guiada pela “Educação Solidária”, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

    No comunicado, a direção afirmou que a decisão foi tomada após “oração, diálogo e profunda reflexão”, e citou as dificuldades do setor da educação privada.

    Aspas da citação
    Entretanto, como é de conhecimento público, o cenário da educação privada no Brasil tem sido profundamente impactado nos últimos anos, seja pela presença de grandes grupos econômicos, seja pela forte concorrência de novas instituições, o que tornou financeiramente inviável a continuidade de nosso projeto educativo em Niterói
    Trecho da nota Colégio São José
    Aspas da citação

    O colégio acrescentou que o funcionamento seguirá normalmente até o fim de 2025.

    “Após diálogo e profunda reflexão, a Associação Mantenedora tomou a difícil decisão de suspender o funcionamento do Colégio São José a partir do término do ano letivo de 2025”, completa o comunicado.

    Uma mãe de aluno, que preferiu não se identificar, relatou ter recebido a notícia com surpresa e tristeza. “Só enviaram o comunicado por e-mail. É muito triste, uma escola antiga, tradicional e com um bom ensino”, afirmou.

    Segundo a nota, instituição passa por problemas financeiros
    Segundo a nota, instituição passa por problemas financeiros |  Foto: Reprodução

    Ela contou ainda que outros responsáveis cogitam se reunir para buscar novas opções de escolas com a mesma qualidade pedagógica na região.

    De acordo com a responsável, as dificuldades financeiras já eram percebidas pelos pais desde o ano passado, quando a escola passou a trocar professores com frequência e demitiu parte da equipe mais antiga.

    Terceira escola

    O Colégio São José é a terceira instituição tradicional de Niterói a anunciar o fechamento nos últimos meses. Em setembro, o Colégio Miraflores, no Jardim Icaraí, confirmou que encerrará as atividades em janeiro de 2026, após quase 60 anos de funcionamento.

    O terreno da unidade, localizado na Rua Ministro Otávio Kelly, foi vendido, e há expectativa de que o espaço dê lugar a um empreendimento imobiliário. Ao ENFOCO, a instituição informou que a decisão foi tomada após uma “profunda análise sobre o cenário educacional e as condições de manutenção da escola”, e garantiu que o ensino seguirá normalmente até o encerramento das atividades.

    No mesmo mês, o Colégio Cirandinha, também em Icaraí, informou aos pais que deixará de operar ao fim do ano letivo, alegando dificuldades financeiras.

    “Em 17 de setembro, às 19h, realizamos uma reunião com pais e responsáveis para comunicar que, no período letivo de 2026, encerraremos nossas atividades escolares por vários motivos, entre eles o financeiro”, informou a direção.

    Confira a nota na íntegra do Colégio São João

    "Comunicado à Comunidade Escolar do Colégio São José Niterói, RJ-24 de outubro de 2025

    Queridas famílias, alunos e alunas, professores e professoras, colaboradores e amigos do Colégio São José:

    Desde a sua fundação, em 1944, o Colégio São José vem desenvolvendo sua trajetória como Escola Católica, comprometida com o carisma e a espiritualidade da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora e guiada pelo princípio da Educação Solidária, visando sempre ao desenvolvimento integral da pessoa humana.

    Nossa Missão sempre foi oferecer serviços de educação escolar com excelência pedagógica e responsabilidade socioambiental, vivenciando fraternidade, comunhão, solidariedade, justiça e ousadia. Tivemos como horizonte a visão de formar cidadãos conscientes e responsáveis, fundamentados nos princípios cristãos, e cultivamos valores que marcaram nossa caminhada: Carisma Missionário- Eucarístico-Mariano, Excelência Pedagógica, Fraternidade, Justiça, Solidariedade, Respeito às Diferenças e Sustentabilidade.

    Entretanto, como é de conhecimento público, o cenário da educação privada no Brasil tem sido profundamente impactado nos últimos anos, seja pela presença de grandes grupos econômicos, seja pela forte concorrência de novas instituições, o que tornou financeiramente inviável a continuidade de nosso projeto educativo em Niterói.

    Após oração, diálogo e profunda reflexão, a Associação Mantenedora tomou a difícil decisão de suspender o funcionamento do Colégio São José, a partir do término do Ano Letivo de 2025.

    Queremos tranquilizar todas as famílias: o ano letivo seguirá normalmente até o seu fim, com o mesmo compromisso pedagógico e pastoral que sempre nos orientou.

    Deixamos aqui nossa profunda gratidão às famílias que confiaram seus filhos à nossa missão educativa, aos professores e colaboradores que dedicaram sua vida com competência e generosidade, e aos alunos que deram sentido à existência de nossa Escola.

    Encerraremos este ciclo com o coração agradecido e a fé renovada de que tudo o que foi semeado permanece como fruto na vida de cada estudante, colaborador e família que fez parte desta caminhada.

    Que a luz do Cristo Ressuscitado continue a inspirar nossos passos e iluminar os caminhos de todos que participaram desta história.

    Com fé, gratidão e esperança".

    Procurada pela reportagem, a escola ainda não se pronunciou até a publicação desta matéria.

    Tags

    André Silva

    André Silva

    Jornalista

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Miliciano é preso por feminicídio na Baixada Fluminense

    Relacionados em Niterói