Logo Enfoco


    Saiba tudo!

    Miraflores: rede que comprou escolas de Niterói levará colégio para outro bairro

    Grupo Inspira entra no projeto 'Novo Mira' até o 5º ano

    Publicado 12/09/2025 às 13:33 | Autor: Giselle SantAnna e Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A reestruturação da escola acontece em meio a uma parceria com rede de Educação
    A reestruturação da escola acontece em meio a uma parceria com rede de Educação |  Foto: Ezequiel Manhães

    Fora do 'miolo' do Jardim Icaraí, na Zona Sul de Niterói, onde esteve sediado por quase 60 anos, o Colégio Miraflores, um dos mais famosos da cidade, funcionará no bairro São Francisco, a partir de 2026, mas apenas com o Ensino Infantil e o Fundamental I (até o 5º ano). O prédio que vai abrigar o 'Novo Mira', como vem sendo chamado, ainda será construído em um terreno na Avenida Presidente Roosevelt, após uma parceria ser firmada. 

    A decisão marca o fim das atividades da escola no endereço histórico da Rua Ministro Otávio Kelly, 474. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (11) em reunião com os pais de alunos, conforme antecipou o ENFOCO. A mudança ocorre após a venda do terreno da escola para as construtoras Bacos e Falves Incorporadora, que planejam a construção de um condomínio residencial.

    A reestruturação da escola acontecerá após uma conversa com a Inspira Rede de Educadores, grupo que vem expandindo sua atuação em Niterói com a aquisição de instituições tradicionais, como o Marília Mattoso e a Escola Canadense. Com isso, o Miraflores deixa de oferecer o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, que migrará para o PB Colégio e Curso, também gerido pela Inspira.

    A notícia gerou comoção entre pais, alunos e ex-alunos, que lamentaram o fechamento da sede original e a mudança da escola, conhecida por sua proposta pedagógica e forte vínculo afetivo com a comunidade local.

    A direção do Miraflores disse que a permanência dos 120 profissionais da escola está nos planos. Também ficou garantido que a gestão pedagógica do 'Novo Mira' continua a cargo da família Almeida, fundadora do colégio.

    Procurada pelo ENFOCO, a Rede Inspira disse que, ao ser contatada pela direção do Miraflores, que buscava uma parceria para atender alunos e professores,  "acolheu prontamente o pedido, dado que tem 7 escolas em Niterói".

    "A Inspira abrirá uma nova unidade do PB Colégio e Curso para alunos de Ensino Fundamental 2 e Médio bem próxima do Miraflores e pretende abrir outra unidade focada em Ed. Infantil e Fundamental 1 no bairro de São Francisco, com o mesmo projeto pedagógico do Miraflores, na Av. Pres. Roosevelt. Dado que já abrirá duas novas escolas em locais próximos, a rede priorizará a contratação de profissionais oriundos do Miraflores, que são reconhecidamente excelentes”, diz a nota da rede.

    Na próxima terça-feira (16), pais e responsáveis do Miraflores terão uma nova reunião, desta vez com a Rede Inspira, que vai explicar detalhes do projeto. 

    Tags

    Giselle SantAnna e Ezequiel Manhães

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vasco leva a melhor e cala o Botafogo no Nilton Santos

    Relacionados em Niterói