Avanços
Niterói divulga lista de classificados no Aluguel Universitário; veja
Estudantes receberão benefício mensal de R$ 700

Niterói divulgou, neste sábado (26), no Diário Oficial do Município, o resultado final do processo seletivo do Programa Aluguel Universitário. Ao todo, 885 estudantes foram classificados para receber o benefício mensal de R$ 700, que tem como objetivo garantir moradia digna a universitários de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior localizadas na cidade.
O programa é voltado a alunos com renda familiar de até três salários mínimos, e busca não apenas facilitar o acesso à moradia, mas também fortalecer a permanência estudantil, melhorar o desempenho acadêmico e colaborar para a revitalização do Centro de Niterói, área de abrangência da iniciativa.
De acordo com a Coordenadoria da Juventude, responsável pela condução do processo seletivo, a lista final foi publicada com base em critérios técnicos e objetivos estabelecidos no edital, como análise documental, cumprimento dos requisitos obrigatórios e critérios de pontuação. Outros 290 candidatos foram desclassificados por não atenderem às exigências previstas no regulamento, conforme informou a prefeitura.
Os estudantes classificados agora devem apresentar, até o dia 8 de agosto, um contrato de aluguel que comprove que residem, ou passarão a residir, na área contemplada pelo programa. Quem perder o prazo poderá entregar a documentação até o dia 28 de agosto, mas, nesse caso, o pagamento será feito apenas a partir de setembro, sem valor retroativo.
O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 3.996/2025 e regulamentado pelo Decreto nº 309/2025, com proposta encaminhada pela gestão do prefeito Rodrigo Neves e aprovada pela Câmara de Vereadores.
Ao comentar o lançamento da iniciativa, no início do mês passado, o prefeito destacou a relevância social do projeto:
Esse é o maior programa de moradia estudantil do Brasil, uma ferramenta concreta de inclusão social. Com ele, vamos apoiar os estudantes universitários, garantindo melhores condições para que permaneçam em Niterói, reduzindo a evasão, dando aos nossos estudantes a oportunidade de se dedicarem aos estudos com mais segurança e menos preocupações e promovendo justiça social
Além de beneficiar estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), o programa também contempla alunos de instituições privadas, desde que os cursos sejam presenciais e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!