Logo Enfoco


    Medo

    Um expediente marcado por tragédias em São Gonçalo

    Comerciantes presenciam acidentes em série na RJ-106

    Publicado 09/07/2025 às 11:01 | Atualizado em 10/07/2025 às 14:50 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    DER-RJ diz que passarela em Várzea das Moças depende de conclusão de processo licitatório
    DER-RJ diz que passarela em Várzea das Moças depende de conclusão de processo licitatório |  Foto: Lucas Alvarenga

    Vender plantas, terra adubada e cuidar do sustento da família em meio a uma rodovia movimentada se tornou uma tarefa cada vez mais arriscada para comerciantes como Edneia Batista, de 65 anos. Há duas décadas, ela mantém uma barraca à beira da RJ-106, na altura do bairro Rio do Ouro, em São Gonçalo, onde presencia uma rotina marcada por tragédias.


    Aspas da citação
    A gente trabalha com medo. Eu já vi muita coisa triste acontecer aqui. Gente sendo atropelada na minha frente. E o pior é que nada muda
    Edneia Batista, comerciante
    Aspas da citação
    Edneia Batista já viu várias tragédias no trânsito
    Edneia Batista já viu várias tragédias no trânsito |  Foto: Lucas Alvarenga

    Segundo ela, a insegurança piorou nos últimos anos com o aumento do fluxo de veículos e a ausência de estrutura adequada para pedestres. O cenário é ainda mais grave no trecho do bairro Várzea das Moças, onde os moradores e trabalhadores denunciam a falta de uma passarela.

    Falta de passarela perto obriga pedestres a fazer travessia proibida
    Falta de passarela perto obriga pedestres a fazer travessia proibida |  Foto: Lucas Alvarenga

    José Alves, de 66 anos, trabalha há 15 no mesmo trecho da rodovia vendendo terra adubada. Ele relata que os atropelamentos se tornaram parte da rotina e cobra urgência das autoridades.

    “Estamos precisando de uma passarela no Trevo de Várzea das Moças. Semana passada duas mulheres morreram atropeladas. Trabalho aqui há 15 anos, sempre tem acidentes”, afirmou.

    José Alves cobra urgência das autoridades
    José Alves cobra urgência das autoridades |  Foto: Lucas Alvarenga

    Um dos episódios que mais marcou José aconteceu há cerca de seis meses, quando presenciou uma cena que não esquece até hoje.

    “Uma mulher foi atravessar, o carro jogou ela para o alto. Foi lançada a mais de dois metros. Está em coma até hoje”, contou.

    Pessoas atravessam até com bicicleta
    Pessoas atravessam até com bicicleta |  Foto: Lucas Alvarenga

    Protesto por passarela

    A indignação de quem vive essa realidade diariamente se transformou em protesto. Na noite de segunda (7) e também na desta terça-feira (8), moradores de Várzea das Moças interditaram as duas pistas da RJ-106, cobrando a instalação imediata de uma passarela no local.

    Os trabalhadores afirmam que já cansaram de pedir ajuda e esperam que, desta vez, a mobilização popular force uma resposta rápida por parte do poder público.

    O que diz o DER-RJ

    Rotina de medo é relatada na região
    Rotina de medo é relatada na região |  Foto: Lucas Alvarenga

    Procurado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), informou "que já existe um projeto para construção de uma passarela em Várzea das Moças, para garantir a segurança dos pedestres".

    De acordo com o órgão, a instalação da passarela será feita assim que for concluído o processo licitatório, seguindo todos os trâmites legais, pela empresa vencedora.

    Tags

    Tiago Souza

    Tiago Souza

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Pinguim é flagrado em praia de Niterói e surpreende alunos

    Relacionados em São Gonçalo