Logo Enfoco


    Cuidado

    Pit Bull abandonado preocupa nas ruas de Niterói

    Animal já teria se envolvido em brigas com outros cães

    Publicado 28/07/2025 às 12:16 | Atualizado em 28/07/2025 às 13:46 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Moradores improvisaram uma casinha para o animal
    Moradores improvisaram uma casinha para o animal |  Foto: Péricles Cutrim

    Um cachorro da raça Pit Bull, abandonado no bairro Ilha da Conceição, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, preocupa moradores, que temem pela segurança da vizinhança e de pedestres. Segundo denúncias, o animal está na na Rua Jornalista Sardo Filho desde a última sexta-feira (25) e já foi visto, inclusive, brigando com outros cães da região.

    Enquanto alguns temem que ele possa atacar crianças, outros cachorros ou até mesmo adultos, há quem afirme que o cão é dócil e não representa perigo.

    Um morador do bairro, que não quis se identificar, contou que o cão foi inicialmente abandonado em outra rua e, desde então, circula pelas redondezas. Jucinei e alguns vizinhos têm oferecido água e comida ao animal. Além disso, improvisaram uma cama com uma caixa de papelão para abrigá-lo.

    “Ele é dócil, não morde ninguém. A gente passa a mão nele e ele não ataca, fica abanando o rabinho quando chegamos perto. Se eu tivesse um quintal grande, pegava pra mim”, afirmou.

    No sábado (26), o animal se envolveu em uma briga com outro cachorro que, segundo moradores, teria iniciado o ataque. “Eu estava passando e, do nada, o vi cheio de sangue. Está até machucado no rosto”, contou um morador, que preferiu não ter a identidade revelada.

    Essa não foi a primeira briga. O cachorro já teria se envolvido em duas ou três confusões, inclusive com cães de rua. “Ele não ataca, ele se defende, pois são os outros cachorros que vêm procurar briga com ele”, explicou o morador.

    De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal, Daniel Marques, ele já está ciente do caso e em contato com a Prefeitura de Niterói para que o acolhimento do cachorro seja realizado o quanto antes.

    Medo na vizinhança

    Já Marcelo Viana, outro morador, ressalta a preocupação da comunidade. “Mesmo que o local não seja muito frequentado por crianças, muita gente passa por aqui com receio de ser atacada, principalmente por causa do aumento nos casos de ataques envolvendo pitbulls”, disse.

    Moradores informaram que já fizeram contato com o canal 153 neste final de semana, disponibilizado pela prefeitura, mas não foram atendidos. 

    Os moradores não sabem quem abandonou o cachorro no local. Na rua em que o cão foi deixado, não há câmeras de segurança, apenas no ponto onde ele permanece, em uma casinha improvisada pelos próprios moradores.

    Os moradores desejam saber quem foi o responsável pelo abandono do animal.

    Procurada, a Prefeitura de Niterói ainda não informou que medidas serão adotadas.

    Lei

    O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu Art. 32, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, multa e proibição da guarda de novos animais.

    Além disso, caso ocorra a morte do animal em decorrência do abandono — considerado uma forma de maus-tratos —, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Ansiedade pode agravar hipertensão, revela estudo

    Relacionados em Niterói