Logo Enfoco


    Auxílio

    Universitários terão ajuda de custo para aluguel em Niterói

    Benefício terá duração inicial de um ano e poderá ser renovado

    Publicado 03/07/2025 às 17:43 | Atualizado em 03/07/2025 às 18:15 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O programa aceita alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de instituições privadas
    O programa aceita alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de instituições privadas |  Foto: Arquivo Enfoco

    A Prefeitura de Niterói começou nesta quinta-feira (3) as inscrições para o Programa Aluguel Universitário, que vai oferecer R$ 700 por mês para mil estudantes de graduação e pós-graduação. O benefício é voltado a universitários que estudam em instituições de ensino superior públicas ou privadas localizadas na cidade. As inscrições seguem até a próxima terça-feira (8), pelo site oficial da Prefeitura e pela plataforma Colab (clique aqui).

    A proposta é ajudar estudantes com custos de moradia e, ao mesmo tempo, incentivar o uso residencial do Centro de Niterói, que passa por reformas. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, estar matriculado em curso presencial reconhecido pelo MEC e ter renda familiar de até três salários mínimos. O programa aceita alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e também de faculdades privadas.

    O benefício terá duração inicial de um ano e poderá ser renovado até o fim do curso, com um limite de até dois anos além do tempo regular. O aluno que faltar demais e for reprovado por isso perde o auxílio. Também não pode acumular o valor com outro benefício do mesmo tipo.

    O contrato de aluguel deve ser de imóvel localizado na região central da cidade, incluindo os bairros Centro, São Domingos e parte de São Lourenço. O endereço do estudante será verificado com visitas domiciliares. O edital com as regras detalhadas está disponível nos canais da Prefeitura.

    A documentação exigida inclui RG, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula atualizada, comprovante de inscrição no Cadastro Único e, se for o caso, documentos que comprovem participação no Bolsa Família, BPC ou Moeda Araribóia.

    Estudantes que moram em Niterói e também de outras cidades do estado poderão se beneficiar
    Estudantes que moram em Niterói e também de outras cidades do estado poderão se beneficiar |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói / Evelen Gouvea

    Estudantes que moram em Niterói e também de outras cidades do estado poderão se beneficiar. Moradora do Centro, a jovem Victória Antônio de Oliveira, de 21 anos, disse que vai se inscrever. Já Yana Santana, de 26 anos, que veio de Angra dos Reis para estudar na UFF, também afirmou que pretende participar.

    “Esse projeto é maravilhoso e eu estou muito feliz por ele ter saído do papel. É um grande projeto para os jovens de Niterói, porque acredito que os jovens de outras cidades não estão tendo essa oportunidade incrível. É gratificante ver”, destacou Victória.

    Segundo a Prefeitura, a meta é ampliar o número de vagas nos próximos editais. A medida faz parte da estratégia de incentivo à educação, à permanência dos estudantes e ao fortalecimento da economia da cidade.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Suspeitos são presos após perseguição e acidente no Rio

    Relacionados em Niterói