Às escuras
Pontos de Niterói e SG amanhecem sem luz após temporal
Parte do teto de uma escola desabou
Diversos pontos de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ainda estão sem luz na manhã desta sexta-feira (25), cerca de 15h após os fortes ventos e a chuva que atingiram o estado. Alguns dos lugares afetados são Icaraí, Santa Rosa, Pacheco, Neves, Alcântara, Mutuá, Trindade e Galo Branco.
A tempestade na tarde de quinta (24) desencadeou não apenas a falta de energia, mas também preocupações com a segurança dos cidadãos. Em alguns lugares, árvores caíram, fios arrebentaram e até a parte de um teto do Partage Shopping, e do Colégio Estadual Augusto Cesário Diaz André, no Pacheco, em São Gonçalo, desabaram.
Nas imagens, diversas telhas da sala de jogos da escola aparecem quebradas no chão, mostrando o estrago que o vento e a chuva causaram. Os alunos foram liberados após a ventania e ninguém ficou ferido.
"Os alunos ficaram isolados em salas de aula, pois as telhas da escola começaram a voar com riscos de pegar neles. Graças a Deus todos estão todos bem. A direção só liberou após a ventania", informou Andrea Amorim, de 41 anos, mãe de uma aluna.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou, por meio de nota, que apesar do incidente, não houve grandes prejuízos na unidade.
"Apesar do susto, os alunos estavam seguros em sala de aula e foram liberados quando o tempo melhorou. Os reparos já foram providenciados e não houve prejuízo ao dia letivo", diz a pasta.
Ainda segundo a Seeduc, uma visita técnica será realizada na unidade, para levantamento detalhado do ocorrido.
Procurada, a Enel, concessionária responsável por fornecer energia elétrica nessas regiões, não retornou o nosso contato até o momento da publicação desta reportagem.
Estragos
A Defesa Civil de São Gonçalo foi acionada para 12 ocorrências devido a fortes ventos e chuva, na tarde desta quinta-feira (24). Algumas dessas ocorrências foram de queda de árvore, que foram repassadas para a Enel e Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria de Conservação seguem atuando na cidade.
O município entrou em estágio de alerta nesta quinta-feira (24), mas, no momento, está em estágio de Observação.
Uma parte do telhado do Partage Shopping cedeu após entupimento no sistema de drenagem do teto. Equipes da Defesa Civil foram acionadas e atuaram em conjunto com homens da manutenção do shopping. Não há feridos.
Foram registrados destelhamentos no Boa Vista; quedas de árvores nos bairros Marambaia, Pacheco, Rio do Ouro e Laranjal. A Enel foi acionada para uma ocorrência com fios de luz no bairro Porto Velho, após acionamento da Defesa Civil.
O bairro mais atingido pelas chuvas no índice pluviométrico foi o do Boa Vista, com 40 mm nas últimas 24h.
Nesta sexta-feira (25), há a previsão de chuva fraca a moderada no municipío. Os ventos estarão moderados.
A Defesa Civil está atuando junto à Enel para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica no município.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!