Sem controle
Com alta de incêndios florestais, Rio cria gabinete de crise
Corpo de Bombeiros registrou mais de 15 mil casos
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (12), a criação de um gabinete de crise para intensificar o combate aos incêndios florestais no Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, em 2024, o Corpo de Bombeiros registrou 15.636 ocorrências de incêndios florestais, um aumento de 4.598 em relação ao ano anterior.
O anúncio ocorreu durante a posse do novo secretário de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, coronel Tarciso Antônio de Salles Junior. Castro destacou os investimentos de mais de R$ 1 bilhão na corporação para ampliar a rede de atendimento e melhorar as condições dos militares.
Durante o evento, o governador ressaltou que, nos últimos seis anos, a corporação enfrentou desafios com infraestrutura desatualizada, e que os recentes investimentos buscam reverter esse cenário.
Segundo Castro, do montante investido, R$ 115 milhões foram direcionados para reforçar o combate aos incêndios florestais, com melhorias salariais, modernização tecnológica e renovação da frota.
O coronel Tarciso de Salles Junior, novo secretário de Defesa Civil, possui mais de 20 anos de experiência na corporação e já atuou como corregedor-geral da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros, além de ter comandado o antigo 25º GBM, na Gávea.
Em 2021, foi secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Magé e, de 2010 a 2015, presidiu a Comissão Disciplinar Permanente da Corregedoria-Geral Unificada da Secretaria de Segurança.
Em seu discurso de posse, Salles Junior agradeceu ao governador pela confiança e reafirmou seu compromisso com os militares, o avanço tecnológico da corporação e a segurança da população fluminense.
Além das mudanças administrativas, o governo também enfatizou a formação de novos bombeiros militares para fortalecer a atuação da corporação no estado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!