Perigo
Dupla invade Cristo Redentor e pula de paraquedas; vídeo
Polícia investiga violação do patrimônio cultural

Dois homens invadiram o Cristo Redentor na manhã desta quarta-feira (10) e realizaram um salto de paraquedas a partir do braço direito da estátua, em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. A ação, considerada crime contra o patrimônio cultural, está sendo investigada pela Polícia Civil.
O salto foi gravado pelo guia de turismo David Moreira, que acompanhava visitantes no monumento. Ele falou ao ENFOCO sobre o episódio e afirmou não conhecer o homem que realizou a ação.
“Estávamos subindo para a visita quando um dos seguranças nos avisou que havia alguém no braço do Cristo. Peguei meu drone para registrar e, no início, todos achamos que fosse uma gravação oficial, talvez para publicidade”, disse.
"Mas, quando percebemos a movimentação diferente na entrada, ficou claro. Era um invasor que havia subido sem autorização", completou.
Sobre o segundo homem, o guia informou que não chegou a tempo de ver o outro.
Em nota, o Santuário Cristo Redentor afirmou que “dois homens violaram o monumento, acessaram indevidamente o braço direito da estátua e saltaram de paraquedas em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas”.
O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa) como crime contra o patrimônio cultural, e a Polícia Civil solicitou imagens das câmeras do local. A perícia também será realizada para auxiliar na identificação dos autores.
Caso semelhante
Este não é o primeiro incidente do tipo: em julho, um turista francês foi autuado pela Polícia Civil após pousar de paraquedas na área do Cristo Redentor, sendo enquadrado no artigo 132 do Código Penal, que prevê pena de até um ano de prisão por expor a vida ou a saúde de terceiros a perigo direto e iminente.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!