Protestos
Estudantes descumprem acordo e Uerj acionará Justiça; entenda
Alunos estão ocupando um dos campus desde o mês de julho
Mesmo após uma audiência de conciliação entre as partes, realizada na última terça (17), estudantes ainda ocupam o campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A universidade disse, nesta quinta-feira (19), que irá acionar o Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), pois alega ter tido descumprimento de uma ordem legal para que os manifestantes saíssem do local às 13h.
Em protesto às alterações nas regras para a concessão de bolsas e auxílios da assistência estudantil, os estudantes realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (19) na Rua São Francisco Xavier, na Zona Norte da cidade, reafirmando que continuarão ocupando o espaço.
Em comunicado, o TJ afirmou que "a instituição protocolou, nesta quinta-feira (19), uma nova petição para contestar embargos de declaração e alegar uma possível ilegitimidade mencionada durante a audiência". Segundo o Tribunal, o processo segue em andamento.
A decisão para que os alunos deixassem as instalações da universidade foi tomada na terça-feira (17), após uma audiência de conciliação entre os estudantes e representantes da Uerj não resultar em um acordo. As partes buscavam uma solução para a mudança nos critérios das bolsas de estudo, mas, de acordo com a universidade, um grupo de estudantes "mais radical" teria interrompido as discussões utilizando instrumentos de percussão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!